• Entrar
  • Cadastrar
É melhor consumir a beterraba crua ou cozida para não perder nutrientes? Não perca benefícios!

Veja como é possível aproveitar ao máximo os nutrientes da beterraba e não desperdiçar parte das suas propriedades valiosas. 

Cuidado para não descartar parte dos nutrientes da beterraba durante o consumo (Foto: Shutterstock)

Será que você está aproveitando ao máximo os nutrientes presentes na beterraba? Muitas vezes, por um simples detalhe no preparo, você joga fora parte das suas propriedades valiosas. Com uma cor vibrante e sabor adocicado, a beterraba oferece muitos benefícios para a saúde.

A beterraba crua, por exemplo, é rica em nutrientes essenciais como folato, potássio, vitamina C e antioxidantes, o que a torna uma importante aliada na promoção da saúde cardiovascular, além de fortalecer o sistema imunológico.

Graças ao alto teor de nitratos naturais, a beterraba também por ser um alimento importante para quem precisa reduzir a pressão arterial, uma vez que melhora a saúde dos vasos sanguíneos.

Mas tem uma propriedade que eleva a beterraba a outro patamar entre os atletas que é o seu poder de aumentar a resistência física.

Entenda por que é importante incluir a beterraba na dieta

A beterraba, além dos efeitos benéficos para a saúde do coração, também demonstra propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar na saúde cerebral, assim como muitos alimentos.

Alguns estudos sugerem que os nitratos presentes na beterraba podem aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, melhorando a função cognitiva e reduzindo o risco de declínio cognitivo relacionado à idade.

Além disso, seu alto teor de fibras pode promover a saúde digestiva, apoiando a regularidade intestinal. Ou seja, incluir a beterraba na dieta, seja crua, cozida ou em forma de suco, será uma ótima escolha. Mas você sabia que tem uma forma que ainda é mais vantajosa? Entenda o motivo.

Beterraba crua ou cozida: qual é a melhor opção para o corpo?

A melhor forma de consumir a beterraba é preferencialmente crua e ralada tipo salada (só saiba como comprar corretamente). Neste caso, não é necessário descascá-la, basta raspar com uma faca. A orientação é do guia "50 Hortaliças, como comprar, conservar e consumir", fornecido pela Embrapa.

Os especialistas que assinam a publicação também sugerem o consumo da beterraba cozida em sopas, em sucos e no preparo de bolos e suflês. Só é importante administrar o tempo de cozimento do vegetal, pois, ao cozinhar em excesso, parte dos nutrientes são perdidos.

Uma dica importante! Antes de usar a beterraba congelada, deixe ela descongelando na parte inferior da geladeira. E não se preocupe com relação às folhas, elas podem ser consumidas refogadas em omeletes e bolinhos.

Veja mais!

Beterraba no feijão é a maior furada! Entenda polêmica e os benefícios da raiz.

Como cozinhar beterraba no micro-ondas: aprenda esse truque fácil e economize gás!

Temas relacionados