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Benefícios do suco de beterraba: bebida só funciona com um tipo de treino e se tomar na hora certa, garante nutricionista esportivo

Sabia que o suco de beterraba no pré-treino não funciona para todos? Nutricionista esportivo explica condições para a bebida ser eficaz

Entenda para quais exercícios o suco de beterraba é mais eficaz! (Foto: Shutterstock)

O suco de beterraba - seja na opção tradicional ou adicionado de limão - se tornou um dos pré-treinos mais procurados por quem busca uma vida mais saudável. Entretanto, de acordo com o nutricionista esportivo Peterson Mendes, essa bebida tem uma hora certa para ser tomada e é mais eficaz em determinados tipos de atividade física.

“Para alcançar benefícios, é aconselhável ingerir aproximadamente 250 ml de suco de beterraba feito com 200g a 400g de beterraba crua, pelo menos 2 horas antes do exercício. Isso permite que nosso corpo absorva os compostos ativos, como os nitratos naturais encontrados na beterraba, os quais auxiliam no aumento da eficiência do fluxo sanguíneo e na melhoria do desempenho físico”, revelou.

Portanto, a bebida não é não indicada para quem tem uma rotina matinal de exercícios. “É melhor você dormir do que acordar cedo para tomar”, explicou no podcast D-Load.

Para quais atividades físicas o suco de beterraba é recomendado?

E qual modalidade de exercício aproveita mais os benefícios dessa bebida? “Os nitratos presentes no suco de beterraba podem ser particularmente vantajosos para atividades de alta intensidade, como musculação com um volume maior de repetições, crossfit e treinos intervalados de alta intensidade (HIIT)”, afirmou o especialista em nutrição.

“Esses promovem a vasodilatação, resultando em um aumento do fluxo sanguíneo para os músculos em movimento, o que pode aprimorar o desempenho global e reduzir a fadiga durante o treino”, destacou. Agora que você sabe dessas vantagens: o suco de beterraba se encaixa em sua rotina fitness? Para acompanhar mais conteúdos sobre alimentação saudável, fique de olho no TudoGostoso.

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