• Entrar
  • Cadastrar
Suco de militar é o novo chá de banana: bebida diurética promete emagrecer até 7kg em 10 dias e essa nutricionista conta se é possível!

Sensação nas redes sociais, essa bebida promete promover uma perda brusca de peso: até 7kg em 10 dias! Será que isso é possível? Vem entender!

"Suco de militar" faz mesmo emagrecer? Entenda com dicas de nutricionista! 

Já ouviu falar no “suco de militar”? Essa bebida tem viralizado nas redes sociais com a promessa de emagrecer 7 kg em 10 dias: preparada com maçã, cenoura, gengibre e chia, além da mistura popular de água e limão, ela teria efeito imediato na perda de peso. Mas será que isso é verdade?

Na receita viral, é indicado beber “todas as noites antes de dormir” um copo da mistura de 1 maçã picada, 1 cenoura picada em rodelas, algumas rodelas de gengibre, 1 colher rasa de chia, suco de 1 limão e 300 mL de água e 1 colher de mel batida no liquidificador e coada.

O TudoGostoso conversou com a nutricionista clínica funcional Talita Carneiro (@nutritalitacarneiro), mestre em Nutrição Humana pela UFRJ, para entender se isso é realmente possível. “Um suco por si só não é capaz de promover uma perda de peso tão significativa em um curto período. Perder 7kg em 10 dias é uma redução drástica, além de não ser sustentável a longo prazo”, explica.

De acordo com a especialista, uma série de hábitos deve ser adotada para quem busca perder peso de modo saudável. “O ponto principal quando falamos de emagrecimento é promover um déficit calórico, ou seja, gastar mais do que consome e isso não se restringe somente em calorias: quando falamos de um emagrecimento eficiente e de longo prazo outros fatores são importantes como o fornecimento de nutrientes, comportamento, atividade física, sono, entre outros”, detalha.

Suco tem, de fato, efeito diurético, mas não é milagroso

Segundo Talita, a bebida é saudável e pode ser considerada diurética. “Com a ingestão do suco as pessoas tendem a beber mais água, uma das principais causas da retenção hídrica é a baixa ingestão de água”, indica.

Os ingredientes que estão no preparo do suco também são ricos em nutrientes. “A maçã é fonte de polifenois, vitamina C, pectina e fibras, sendo benéfica no controle de radicais livres por sua ação antioxidante, além de possuir ação anti-inflamatória pela presença desses compostos polifenólicos”, conta.

Gengibre e chia, presentes no suco também apresentam benefícios

O gengibre, por sua vez, é conhecido por sua ação anti-inflamatória, antioxidante e termogênica. “Quando falamos de perda de peso, o gengibre tem relação com aumento de oxidação de gordura e da termogênese, no entanto, os estudos mostram esse efeito com doses elevadas do alimento e ainda são necessários mais estudos que confirmem essa ação”, aponta a nutricionista sobre a especiaria.

“Além disso, o gengibre tem ação efetiva na melhora de náuseas, efeito anti-hipertensivo e de redução de lipídios. No entanto, é importante ressaltar que o emagrecimento saudável não se resume apenas à eliminação de líquidos e nem no consumo de alimentos isolados”, alerta Talita.

Outro ingrediente do “suco de militar”, a chia é uma excelente fonte de fibras, ácidos graxos ômega-3 e aminoácidos essenciais. “Quando adicionada a líquidos, forma uma mucilagem, como se fosse um tipo de gel, por ser rica em fibras e auxilia no funcionamento do intestino, podendo regular o trânsito intestinal. Além disso, a chia promove mais saciedade, contribui para a redução dos triglicerídeos e possui ação antioxidante”, detalha a nutricionista.

Fique de olho em promessas de emagrecimento instantâneas

Segundo a especialista em nutrição, esses alimentos podem ser benéficos em uma dieta equilibrada devido às suas vitaminas, minerais e compostos bioativos, “mas não são uma solução milagrosa para perda de peso”. “É importante sempre frisar que nenhum alimento isolado tem o poder emagrecedor. Como nutricionista, meu principal alerta sobre essas receitas "milagrosas" é que elas promovem uma solução simplista e insustentável para a perda de peso, podendo gerar risco à saúde”, analisa.

A nutricionista finaliza: “Em vez de confiar em soluções rápidas e temporárias, é fundamental adotar hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis a longo prazo, incluindo uma dieta equilibrada com uma variedade de alimentos nutritivos, praticar atividade física, associado ao cuidado da saúde mental e do sono, procurando orientação profissional. Esse conjunto de ações é muito eficaz para alcançar e manter um peso saudável e uma boa saúde geral”.

No TudoGostoso, você encontra diferentes conteúdos sobre alimentação saudável e bem-estar.


Veja mais:

- Quais são os benefícios do suco de kiwi com limão?

- Por que as pessoas estão bebendo suco de beterraba como pré-treino? Aprenda a receita fit!

- Suco de tomate mata Salmonela: mito ou verdade?

Temas relacionados