• Entrar
  • Cadastrar
Suco de tomate mata Salmonela: mito ou verdade? TudoGostoso explica!

Já pensou que uma bactéria poderosa pode ser derrotada por um simples suco de tomate? Vem descobrir se essa informação é mentira ou não! 

Entenda como o suco de tomate pode combater a Salmonella, segundo novo estudo divulgado (Créditos: Shutterstock)

Não é de hoje que todo mundo se preocupa com a Salmonella, uma bactéria poderosa que causa danos sérios ao corpo. Ela é conhecida por contaminar ovos e carnes cruas, e é por isso que sempre tomamos muito cuidado com o consumo desses alimentos. Porém, para a felicidade de muitos, um novo estudo revelou que o tomate pode acabar com a Salmonella. Pois é, um alimento que faz parte do dia a dia da maioria da população agora ganha uma nova função. Vem que o TudoGostoso vai te explicar melhor!

Tomate e suco de tomate são capazes de acabar com a Salmonella, revela novo estudo estadunidense

Uma pesquisa feita pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos, descobriu que os tomates são capazes de lutar e até acabar com infecções bacterianas localizadas no intestino, mais precisamente aquelas que são causadas pela Salmonella.

Mas como assim? É bem simples! Durante os experimentos, os pesquisadores notaram que o tomate contém dois compostos que possuem propriedades antibacterianas. Esse mesmo estudo conseguiu provar que o suco de tomate dizimou culturas de Salmonella Typhi (que causa a febre tifóide, uma doença comum em locais que não tem acesso à água potável, saneamento básico e vacinas). E isso tudo em apenas 24h!

À princípio, os pesquisadores esperavam que o tomate conseguisse apenas inibir o crescimento da bactéria, mas ele foi capaz de eliminá-la por completo, inclusive uma cepa que é resistente à antibióticos.

Não preciso mais tomar remédio para Salmonella?

Calma, não é bem assim! É necessário procurar um médico em caso de suspeita de intoxicação por Salmonella, sim. Os estudos que relacionam o tomate com a eliminação da bactéria ainda são muito recentes. Em todo caso, você sempre deve ir até um médico que irá te auxiliar nos próximos passos.

Os próprios pesquisadores da Universidade de Cornell destacaram que apenas beber suco de tomate não é a solução, mas que ele deve fazer parte de uma alimentação balanceada. Além disso, lembre-se de sempre manter hábitos de higiene adequados, como a higienização dos alimentos do jeito certo.

Como saber se peguei Salmonela?

Segundo o Ministério da Saúde, para saber se você está infectado com Salmonella, fique atento aos seguintes sintomas:

  1. Vômito
  2. Diarreia
  3. Dor abdominal
  4. Febre moderada
  5. Cansaço
  6. Perda de apetite
  7. Calafrios
  8. Mal estar geral

Caso você esteja com esses sintomas, procure uma unidade de saúde com urgência para realizar o tratamento!

Veja mais:

Nunca mais lave o frango! Veja como lavar a proteína antes de cozinhar pode ser perigoso

Temas relacionados