• Entrar
  • Cadastrar
Dr Bactéria faz revelação CHOCANTE: você corre mais risco de sofrer intoxicação alimentar em casa do que na rua. Corre aqui!

Revelação polêmica de Dr. Bactéria gera debate sobre intoxicação alimentar, vem entender!

Dr Bactéria faz revelação CHOCANTE: você corre mais risco de sofrer intoxicação alimentar em casa do que na rua. Corre aqui!

Dr Bactéria revela que intoxicação alimentar é mais comum em casa do que na rua (Créditos: Divulgação/Shutterstock)

Se você adora as redes sociais, o Dr. Bactéria já deve ser conhecido, não é mesmo? Graduado em Biomedicina com especialidade em Saúde Pública, ele logo ganhou na internet. Ele faz diversos conteúdos sobre limpeza e higiene da casa, ensinando dicas e truques que as donas de casa simplesmente amam. No entanto, um vídeo recente trata de um assunto polêmico que gerou bastante debate. Nele, o Dr. Bactéria afirma que é mais fácil sofrer intoxicação alimentar em casa do que na rua. Vamos combinar, uma revelação para lá de chocante! Para sustentar o argumento, o especialista explica por que, vem ver!

Dr. Bactéria revela que é mais fácil sofrer intoxicação alimentar em casa do que na rua, veja a explicação!

Para começar as explicações, ele afirma que as comidas de rua e de restaurantes são responsáveis apenas por 4% dos casos de intoxicação alimentar, enquanto a comida feita em casa é responsável por cerca de 45%.

Em seguida, ele explica que a comida comprada na rua é consumida na hora, enquanto a comida preparada em casa fica na panela (que possui mentais que pode contaminá-la), além de ficar dias na geladeira. Dr. Bactéria também conta que os alimentos guardados na geladeira devem ser armazenados sem tampas, por pelo menos duas horas. Os potes tampados fazem com que aumente o número de bactérias dentro dele, principalmente enquanto ainda estiverem quentes. É isso mesmo, uma informação que vai chocar ainda mais as pessoas.

O TudoGostoso pesquisou por fontes e encontrou informações semelhantes no site da Associação Brasileira de Nutrição, que garantem a veracidade do argumento, mas que mostram números diferentes: 25% dos casos acontecem por comidas preparadas em bares, restaurantes e padarias, 27% por comidas preparadas em casa e 39% em creches, escolas e abrigos.

Apesar de tudo isso, o vídeo gerou muitas polêmicas nos comentários, com um usuário respondendo: “Me desculpa, com todo o respeito, mas cuidado com o que você vai falar, já que é uma pessoa pública… É muito pior comer na rua!!!! Não se sabe o grau de higiene do local, não se sabe em que condições aquele alimento foi preparado e armazenado, que tipo de óleo, azeite foi utilizado, que muitas das vezes é reaproveitado de ciclos e ciclos de frituras, os ingredientes nem sempre são de qualidade.

Assim, vale ressaltar que o site da Associação Brasileira de Nutrição cita apenas estabelecimentos como bares, restaurantes e padarias, e não barraquinhas de rua, que são as mais consideradas comidas de rua. É importante reparar as condições em que a comida está sendo preparada quando o assunto for foodtrucks, barracas e carrocinhas, já que a contaminação é muito mais fácil pela exposição dos alimentos.

Como evitar intoxicação alimentar em casa?

Para evitar sofrer intoxicação alimentar em casa, você precisa entender como manusear os utensílios e alimentos que estão na sua cozinha. Aqui mesmo no TudoGostoso você aprende por que não se deve lavar o frango, o que é contaminação cruzada, como higienizar a cozinha da forma certa, como higienizar os alimentos corretamente e muito mais!

Veja mais:

Por que não se pode lavar as frutas em temperatura ambiente? Orientação é polêmica

Temas relacionados