A couve é uma verdura cheia de benefícios para a saúde e deliciosa. Como ela é versátil e pode ser utilizada em muitas receitas diferentes, fica bem fácil de adicionar esse alimento ao cardápio diário. No entanto, antes de comê-la, você precisa tomar alguns cuidados para evitar qualquer risco de intoxicação alimentar. O principal é aprender como lavar a couve do jeito certo. Vem que a gente vai ensinar!
Como lavar a couve do jeito certo?
A couve deve ser higienizada muito bem antes de ser consumida. A gente sabe que pode parecer mais um processo trabalhoso, mas é extremamente importante para evitar qualquer contaminação alimentar.
Comece separando todas as folhas da couve e lavando uma por uma em água corrente. Em seguida, coloque-as em um recipiente com uma solução de água com água sanitária na proporção de 1 litro para 2 colheres de sopa. Deixe a couve de molho por 15 minutos e depois enxague bem cada folha individualmente.
É claro que você não irá guardar as folhas molhadas, não é mesmo? Elas devem estar secas antes de serem armazenadas. Existem alguns métodos para fazer isso. O primeiro é comprar uma centrífuga de vegetais, que costuma vender em lojinhas de utensílios para casa e tem um preço bem amigo. Outra opção é colocar as folhas para secar em um varal interno, como está ilustrado na imagem.
Por último, se você não deseja gastar dinheiro e tem espaço de sobra na sua cozinha, você pode forrar uma bancada com pano de prato limpo e espalhar as folhas de couve por cima, sempre uma ao lado da outra. Dessa forma, elas irão secar aos poucos e o pano absorverá o excesso de água.
Depois que a couve estiver seca, você pode guardá-la na geladeira, na gaveta de vegetais. Se preferir, também é possível congelá-la, mas ela deve ser branqueada primeiramente.
Pode comer couve crua?
Comer couve crua é bastante controverso. Enquanto ela está presente em preparos como o famoso suco verde detox, alguns estudos mostram que a couve crua possui uma substância que pode prejudicar o funcionamento da tireóide. No entanto, vale ressaltar que esses estudos citam apenas quantidades exageradas de couve, e não o consumo equilibrado do dia a dia. Portanto, fica a seu critério consumi-la crua ou não. Lembre-se sempre de procurar um médico e nutricionista em caso de dúvidas sobre os seus hábitos alimentares.