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Este é o vegetal que fornece mais cálcio do que um copo de leite e mais vitamina C e antioxidantes do que a laranja

A couve é um vegetal que oferece inúmeros benefícios para a saúde, além de ser rica em vitamina C e cálcio. 

Conheça os benefícios da couve e por que você deve incluí-la na sua alimentação. (créditos: Shutterstock) 

Se alguém te pedisse para citar um alimento rico em vitamina C e outro em cálcio, você certamente responderia laranja e leite. No entanto, existe uma verdura muito comum na nossa alimentação que tem o dobro de nutrientes desses dois. Estamos falando da couve, essa hortaliça presente em diversas receitas cotidianas. Rica em vitaminas e sais minerais, ela ganhou status de “superalimento” graças aos inúmeros benefícios que oferece à saúde.

Saiba mais sobre os poderes da couve e como incorporá-la na sua alimentação diária.

Couve é uma poderosa fonte natural de vitaminas e minerais

A couve é uma valiosa fonte de vitaminas e antioxidantes. Um dos maiores destaques dessa hortaliça é a sua alta concentração de ácido ascórbico - popularmente conhecido como vitamina C - que chega a ser superior ao da laranja. Só para você ter uma noção, 100 gramas de couve contém cerca de 200% da nossa necessidade diária dessa vitamina.

A vitamina C é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e fortalece o sistema de defesa do organismo. A substância também melhora a absorção de ferro pelo organismo, previne problemas de visão e cuida da saúde da pele e dos ossos.

Aliás, falando de ossos, outro grande destaque da couve é o seu grande aporte de cálcio. Apenas 100 gramas do vegetal já oferece 35% da necessidade diária do mineral, o que chega a ser três vezes mais do que 100ml de leite. Além de fortalecer os ossos, o cálcio também atua na saúde dos dentes, auxilia no processo de contração e relaxamento dos músculos e melhora a circulação do sangue.

Além de ser rica em cálcio e vitamina C, a couve ainda é rica em vitamina A, ferro e manganês.


Couve melhora o trânsito intestinal e controla o colesterol ruim

Outra característica marcante da couve é o seu alto teor de fibras. O alimento auxilia no trânsito intestinal e regula a microbiota, um conjunto de microrganismos que desempenham diversas funções importantes do nosso corpo, tais como:

  • Fortalece a absorção de minerais, como o magnésio, cálcio e ferro;
  • Sintetiza as vitaminas e aminoácidos;
  • Ajuda a regular o apetite;
  • Fortalece as defesas do organismo.

O consumo de couve também nivela o colesterol ruim (LDL) e ajuda no controle do peso, já que tem poucas calorias.

Como incluir a couve na alimentação?

Por ser um alimento versátil, a couve pode ser consumida como acompanhamento ou combinada em saladas. Você pode comer a verdura cozinhada ou crua, sendo essa última opção a mais indicada para garantir que ela não perca seus nutrientes. No momento da compra, dê preferência àquelas com folhas verde-escura e textura firme. Outra dica é sempre guardar o vegetal na geladeira e dentro de sacos plásticos fechados. Isso ajuda a conservar a couve por mais tempo.

Se você deseja incluir a verdura no seu cardápio, mas não sabe como, o TudoGostoso separou 35 receitas maravilhosas com essa hortaliça. São diversas opções de salada, refogados, caldo e até bolo para você se aventurar na cozinha e, claro, usufruir de todos os benefícios desse super alimento.

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