O leite está associado ao cálcio assim como a laranja e a vitamina C no imaginário popular. Ironicamente, nenhum dos dois é, de fato, o alimento mais rico nesses nutrientes. Já falamos sobre como a acerola tem até 100 vezes mais vitamina C do que a laranja, mas você sabia que o alimento com mais cálcio é um vegetal?
A couve frisada, também conhecida como couve kale, contém 150 miligramas de cálcio a cada 100 gramas. O leite, por sua vez, apresenta 125 miligramas a cada 100 gramas. Além de ser rico em cálcio, porém, esse vegetal tem propriedades anticancerígenas e é uma fonte de vitamina C, vitamina K, ácido fólico e ferro.
Você não vai ficar surpreso em saber que, com tantos benefícios para a saúde, essa hortaliça também é considerada um superalimento. Conheça alguns dos benefícios da couve frisada e qual é o limite diário recomendado no TudoGostoso.
Quais são os benefícios da couve frisada?
A alta concentração de cálcio definitivamente é um dos principais benefícios do vegetal. O mineral é responsável, dentre outras coisas, pelo fortalecimento dos nossos ossos e dentes, o que previne doenças como a osteoporose.
A quantidade de vitamina C presente na hortaliça, no entanto, também é impressionante. A couve frisada contém quase a mesma quantidade de vitamina C do que uma laranja. Uma das vantagens da vitamina C, que é um poderoso antioxidante, é que ela aumenta a quantidade de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue, que são parte importante do nosso sistema imunológico.
Por fim, assim como outros vegetais sem amido, como o brócolis, a cenoura, o pepino, o tomate e o alho-poró, a couve frisada ajuda na prevenção do câncer de boca, faringe e laringe. Para aproveitar ao máximo esses benefícios, é preciso ingerir em torno de 400 miligramas da hortaliça diariamente, o que seria equivalente a 5 porções de couve kale.
Veja mais!
Explosão de benefícios: conheça as vantagens do espinafre, um dos alimentos mais saudáveis do mundo
Superalimentos: entenda como brócolis, mirtilo e até cacau em pó melhoram a sua saúde
Que tal comer pão pra manter a asma longe? Entenda como cientistas brasileiros veem no alimento um potente aliado contra a doença respiratória