Quando você pensa em uma fonte de vitamina C, você provavelmente pensa na laranja. Mas a verdade é que existem muitos alimentos ricos em vitamina C! Inclusive, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma fruta muito popular no Nordeste tem até 100 vezes mais vitamina C do que a laranja: a acerola.
Conhecida desde a época do Império, essa fruta brasileira é a verdadeira campeã quando o assunto é vitamina C. Descubra todos os benefícios da acerola para a saúde no TudoGostoso e veja se vale a pena inclui-la na sua alimentação!
Quais são os benefícios da acerola?
É claro que o alto teor de vitamina C, que fortalece o nosso sistema imunológico, é o principal benefício da acerola. O nutriente também tem ação antioxidante, o que significa que ele combate os danos causados por radicais livres e evita o "estresse oxidativo", precursor de quase 200 doenças diferentes. A vitamina C ainda pode auxiliar no processo de cicatrização de feridas e favorecer a absorção de ferro.
Além dos benefícios relacionados à vitamina C, a fruta também possui propriedades anti-inflamatórias graças ao licopeno; é rica em vitamina A, nutriente que protege os olhos e ajuda na produção de colágeno; e contém ferro, mineral que turbina a imunidade e combate infecções.
Vale a pena adicionar acerola na sua alimentação
A acerola é uma fruta muito benéfica para a saúde. Ela só tem um problema: seu prazo de validade é muito curto. A partir do momento em que ela é colhida, a acerola precisa ser consumida em até 3 dias. Isso torna a fruta difícil de ser transportada para longe dos locais em que é produzida.
Ainda assim, vale a pena incluí-la na sua dieta se considerarmos os seus benefícios e o fato de que, com apenas três acerolas frescas por dia, você pode atingir a dose diária recomendada de vitamina C.
Embora a fruta in natura seja a melhor opção, segundo nutricionistas, você também pode tomar suco de acerola, que conserva a maior parte dos nutrientes se for feito na hora. Só não exagere! O excesso de vitamina C pode ter efeitos colaterais como náuseas e cólicas.
Veja mais!
O que fazer para evitar que as bananas fiquem pretas, sem firmeza e sabor: truque simples mantém a fruta amarela por mais tempo
Como os alimentos antioxidantes podem ajudar a sua pele