O brócolis é um alimento conhecido por ser bastante nutritivo. Fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde, a verdura oferece diversos benefícios ao organismo. Recentemente, pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, descobriram mais um motivo para incluir a verdura no cardápio.
De acordo com o estudo, o brócolis possui um produto químico que ajuda a prevenir e tratar os coágulos sanguíneos que podem causar Acidente Vascular Cerebral (AVC), a segunda principal causa de morte no mundo. A pesquisa foi publicada na revista científica "ACS Central Science", em janeiro deste ano. Anteriormente, esse composto já tinha atenção pelo seu potencial no combate ao câncer e na redução do colesterol.
Como o brócolis pode ajudar a prevenir câncer e AVC?
O sulforafano (SFN) é um produto químico encontrado em alguns vegetais crucíferos, como brócolis e couve-flor. Segundo os pesquisadores da Universidade de Sidney, a substância tem uma grande afinidade com as plaquetas, células responsáveis pela coagulação do sangue. Assim, o composto consegue diminuir a aglomeração das plaquetas e, consequentemente, impedir a formação de coágulos que podem causar AVC.
No estudo, os pesquisadores analisaram 23 compostos encontrados em plantas para descobrir quais tinham melhor afinidade com as plaquetas do nosso sangue. Entre todas as substâncias, o SFN foi o que mais se destacou pelo seu efeito anticoagulante. “O composto do brócolis não é apenas eficaz para melhorar o desempenho dos medicamentos anti-coágulos após um acidente vascular cerebral, mas também pode ser usado como agente preventivo para pacientes com alto risco de acidente vascular cerebral”, afirma o biomédico Xuyu Liu, um dos cientistas que participou da pesquisa.
Aposte no brócolis para mais qualidade de vida
Os estudos sobre o potencial do SFN para reduzir o desenvolvimento de coágulos sanguíneos ainda estão em estágio inicial. Porém, os cientistas estão otimistas com as descobertas iniciais, pois acreditam que abre portas para a criação de medicamentos para tratar quadros de AVC. Além disso, os resultados também colocam o brócolis na posição de alimento aliado dos grupos vulneráveis a problemas cardiovasculares.
Junto com o brócolis, os cientistas também sugerem incluir na dieta outros vegetais escuros, como couve e espinafre. Esses alimentos são fontes de ácido fólico, substância que também ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Veja também:
Qual a parte mais nutritiva do brócolis: talo, folha ou flores?
O certo é cortar o brócolis antes ou depois de cozinhar? Descubra o melhor preparo para garantir os benefícios do vegetal