Você tem ideia de quantos iogurtes é preciso consumir diariamente para alcançar as doses de cálcio que seu corpo necessita? Inicialmente, é importante considerar que para ser chamado de iogurte, o produto em questão não pode ter outros ingredientes acrescentados senão deixa de ser iogurte, mas apenas uma sobremesa láctea.
Conforme explicam os nutricionistas, para consumir iogurte de forma saudável para o seu corpo, ele deve ser natural e integral. Saiba mais detalhes sobre esse alimento versátil e ingrediente saboroso para várias receitas doces e salgados.
Os benefícios do consumo de iogurte, segundo Harvard
O iogurte é o tipo de alimento que pode ser consumido como lanche, puro ou com acompanhamentos variados, e como ingrediente de boloso, molhos, cremes e inúmeros preparos, acrescentando sabor, textura e um toque saudável aos alimentos.
Um dos seus pontos positivos para quem deseja perder peso, é que o iogurte pode ser consumido em diferentes momentos do dia, pois traz a sensação de saciedade.
Segundo estudo realizado pela Universidade de Harvard, o consumo diário de iogurte pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2, além de geralmente favorecer a regulação do trânsito intestinal, prevenir a prisão de ventre e ajudar a controlar a diarreia por ser muito digestivo.
Ele ajuda a regular a microbiota intestinal e é um bom alimento no combate à osteoporose por ser rico em cálcio. Um único iogurte fornece 25% das quantidades diárias recomendadas de cálcio.
Essa é a quantidade de iogurte para cobrir as necessidades diárias de calcio
Outros alimentos também fornecem cálcio além do iogurte, mas é importante colocar cálcio no nosso corpo. A recomendação é de dois iogurtes por dia de 125 mg cada para atingir a quantidade mínima de cálcio que o corpo necessita para cobrir todas as necessidades.
O que é preciso para ser iogurte? Para ser iogurte saudável, tem que ser, segundo a nutricionista e tecnóloga alimentar Mónica Acha, natural e integral, evitando aqueles com sabores e corantes.
"Também não precisamos de iogurtes com adição de frutas ou de cereais porque podemos fazer essas adições em casa evitando outros aditivos que, geralmente, tendem a ser açúcares adicionados", alerta ela ao site Diario de Sevilla.
O iogurte deve conter dois microrganismos essenciais: os lactobacilos e o streptococcus bulgaricus, que são os fermentos utilizados para fazer o iogurte.
Por que é importante comer iogurte com frequência?
O iogurte melhora a saúde digestiva e reduz a pressão arterial. Em geral, esse alimento conta com muitas proteínas que são mais digeríveis que o leite. Além disso, regula o trânsito intestinal.
- Grande potencial digestivo: ajuda a combater a prisão de ventre, mas também a regular a diarreia;
- Fortalece o sistema imunológico: isso porque melhora a microbiota intestinal, principalmente aquelas que atuam como barreira protetora, que são os estreptococos lactobacilos contidos no iogurte;
- Redução da pressão arterial: graças à melhora que causa na microbiota intestinal juntamente com o potássio que contém. E ainda é rico em cálcio, fósforo, magnésio e zinco, além de vitamina A e B.
Veja mais!
É tão bom! Faça seu próprio iogurte com essa receita simples do TudoGostoso
Entenda de uma vez por todas se o leite faz bem ou mal à saúde