• Entrar
  • Cadastrar
Nem orégano, nem pimenta: o tempero que tem mais cálcio do que o leite e ajuda a emagrecer é muito usado no feijão, ensopados e diversas receitas

Tempero originário da região oriental do Mediterrâneo e usado no Brasil pode oferecer muito mais benefícios do que você imagina!

Nem orégano, nem pimenta: o tempero que tem mais cálcio do que o leite e ajuda a emagrecer é muito usado no feijão, ensopados e diversas receitas

Se você não tem o hábito de consumir esse ingrediente, aprenda a amá-lo! (Fotos: Shutterstock)

Com um sabor potente e carregado de minerais e vitaminas, esse tempero - que não é o orégano e nem a pimenta-do-reino - oferece diversos benefícios à saúde que você nem pode imaginar. Para quem busca incrementar a dieta com alimentos ricos em cálcio para melhorar a saúde dos ossos, é possível encontrar outras fontes que não sejam propriamente o leite.

E assim como o orégano e a pimenta-do-reino, que oferecem importantes benefícios para a saúde ao lado de outras especiarias, esse ingrediente originário da região oriental do Mediterrâneo e do Vale do Nilo ainda é um aliado na perda de peso e se destaca por oferecer mais vantagens para o organismo.

Se você ainda não descobriu, veja algumas maravilhas desse poderoso e versátil ingrediente bastante utilizado na culinária de vários países.

Saiba mais detalhes desse tempero de sabor único e terroso

O cominho é uma especiaria extraída da semente da planta Cuminum cyminum e faz parte da história gastronômica humana por ter sido um ingrediente bastante usado pelos antigos egípcios em seus preparos culinários.

Nos tempos atuais, o cominho ainda é amplamente apreciado em cozinhas ao redor do mundo, especialmente do Oriente Médio, Norte da África, Índia e América Latina, segundo afirma o site El Español.

Esse tempero é bastante marcante e terroso, trazendo profundidade e picância a uma variedade de pratos, desde ensopados, feijões e molhos aromáticos. Geralmente o cominho é vendido na forma de sementes inteiras secas ou em pó moído.

Conheça os benefícios surpreendentes do cominho para o corpo

Essa especiaria, além de se destacar pelas qualidades culinárias, vem ganhando popularidade graças ao conhecimento das propriedades e benefícios relacionados ao seu consumo.

À medida que pesquisas vêm sendo realizadas nos últimos anos, ressaltando alguns dos efeitos bioativos do cominho, há um aumento do interesse. Conheça alguns dos seus benefícios!

Rica fonte de minerais

O valor nutricional do cominho destaca o poder dessa especiaria. Para cada 100 gramas de cominho moído você obtém:

  • 375 calorias
  • 44,24 g de carboidratos
  • 17,81 g de proteínas
  • 10,5 g de fibra
  • 22,2 g de gordura
  • 168 mg de sódio
  • 1788 mg de potássio
  • 58,3 mg de ferro


Mas o seu teor de cálcio é especialmente expressivo: 100g de cominho em pó possui 1098 mg. A mesma quantidade de leite contém 125 mg.

Facilita a digestão

O cominho é considerado um dos temperos mais benéficos para o intestino, pois estimula as enzimas pancreáticas e facilita o processo de digestão. As sementes da especiaria são ricas em timol e óleos essenciais, que ativam a atividade das glândulas salivares, o que ajuda no processo da digestão.

As propriedades carminativas do cominho aliviam a flatulência e ainda ajudam a aliviar as dores de estômago ao serem consumidas com água quente, graças aos óleos essenciais, magnésio e sódio presentes.

Melhorar a memória

Assim como a pimenta-do-reino é aliada da saúde do cérebro, o cominho é rico em minerais e vitaminas essenciais para o cérebro. A riboflavina e a vitamina B6 apoiam o metabolismo energético no cérebro e auxiliam na produção de neurotransmissores essenciais.

E ainda contém a zeaxantina, um antioxidante que protege as células cerebrais contra o estresse oxidativo e a inflamação. A niacina (vitamina B3) presente no cominho é essencial para a saúde do sistema nervoso e para a produção de neurotransmissores.

Perda de peso

O cominho vem sendo estudado por sua possível relação à perda de peso por conta da quantidade de timoquinona presente na especiaria. Essa substância é um composto natural com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias.

Desta forma, estudos apontam que o cominho pode influenciar a resposta celular à insulina e à glicose, fatores que poderiam contribuir para a manutenção dos níveis estáveis ​​de açúcar no sangue e que, paralelamente, é um processo relevante no controle do peso. No caso da pimenta, o perda de peso está relacionada à aceleração do metabolismo.

Tratar hemorróidas

O alto teor de fibras do cominho, combinado com suas propriedades carminativas, antifúngicas e antimicrobianas, o torna eficaz no tratamento de hemorróidas. Os óleos essenciais atuam como um laxante natural, ajudando a curar infecções ou feridas no sistema excretor e a aliviar hemorróidas.

Trata insônia

Os óleos essenciais do cominho têm efeitos calmantes, aliviando o estresse e a ansiedade, que podem estar associados à insônia. A melatonina, também presente na especiaria, é um hormônio regulador do sono.

Associada a quantidades significativas de ferro e magnésio, essenciais para regular a atividade cerebral e induzir o sono, é uma ótima combinação para reduzir a insônia.

Alivia asma e resfriado

As propriedades antiinflamatórias, antibacterianas e antifúngicas do cominho o tornam eficaz no tratamento de asma e resfriados. Essas funções atuam como expectorante, soltando o catarro e o muco do trato respiratório.

O óleo essencial atua como desinfetante, ajudando a combater infecções e aumentando a imunidade.

Veja mais!

É isso que acontece com o seu corpo se você exagerar no consumo de cúrcuma

Gengibre PODEROSO para secar e desinflamar: como aproveitar benefícios do ingrediente para emagrecer

Temas relacionados