• Entrar
  • Cadastrar
Pouca gente sabe que essa semente existe, mas ela é rica em cálcio (entre outros nutrientes!) e fortalece os ossos
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Essas sementes são versáteis, muito consumidas na culinária japonesa, mas você pode incorporar à sua dieta facilmente

Pouca gente sabe que essa semente existe, mas ela é rica em cálcio (entre outros nutrientes!) e fortalece os ossos

Essas sementes são uma das melhores fontes vegetais de cálcio (Foto: Shutterstock)

O consumo de sementes tem sido cada vez mais popularizado nas dietas graças aos seus benefícios surpreendentes para a saúde. E tem uma semente em especial que é um verdadeiro tesouro, mas pouca gente conhece todos os seus efeitos para a saúde.

Trata-se da semente do sésamo (Sesamum indicum), também conhecida como gergelim, e que podem ser utilizadas tanto na culinária como na extração de óleo.

A área de produção dessa semente está concentrada na Ásia, mas também está presente em África, na América Latina e no Médio Oriente. Será que você já conhece os benefícios do gergelim? Descubra!

Semente rica em cálcio pode ser encontrada em cores diversas

O sésamo pode ser encontrado em uma variedades de cores, que se distinguem por algumas características nutricionais e aromáticas. Conheça cada uma delas:

Sésamo branco:

É o tipo mais comum e mais utilizado na indústria alimentar. Como sabor delicado, normalmente é descascada para ser utilizada na confeitaria e na produção de pasta de sésamo (tahini).

Sésamo preto:

Esta variedade de cor se destaca por ter um sabor mais intenso e suavemente tostado do que o branco. É muito apreciado na cozinha asiática, mais especificamente no Japão e na China, onde é utilizado em doces, condimentos e pratos salgados.

Sésamo vermelho:

Bastante consumida em algumas regiões de África e da Índia, tem um aroma forte e é frequentemente utilizada para extrair óleos aromáticos.

Sésamo dourado:

Semelhante ao sésamo branco, mas com um tom mais quente e um sabor ligeiramente mais pronunciado. É muito popular na decoração de pão e bolos.

Sésamo castanho:

O sásamo castanho mantém um sabor rústico e é frequentemente utilizado em preparações tradicionais ou para produzir óleos ricos em nutrientes.

Conheça as propriedades nutricionais da semente de sésamo

O sésamo é um alimento nutritivo, rico em cálcio, minerais, proteínas vegetais, antioxidantes e vitaminas B.

É uma fonte de gorduras insaturadas, como ômega-3 e ômega-6, além de ser uma excelente fonte de cálcio, com 975 mg por 100 g, beneficiando a saúde dos dentes e da pele.

O gergilim é rico em ferro, magnésio, fósforo, zinco e selênio, essenciais para várias funções corporais. Contém todos os aminoácidos essenciais, sendo uma excelente opção para vegetarianos e veganos, além de beneficiar a saúde cardiovascular.

Como incorporar o sésamo à alimentação

Considerado um ingrediente versátil, o sésamo é adequado tanto para preparações doces como salgadas. Essas sementes são muito utilizadas para decorar pães, dando crocância e aroma.

Você pode adicionar as sementes de sésamo ao arroz cru ou tostado, saladas e saladas de legumes.

Também é utilizado em sushi, massas e para preparar carne e peixe como parte do corte.

O óleo de sésamo não torrado pode ser utilizado para frituras ligeiras, graças à sua resistência a altas temperaturas.

Fino, misturado com mel e frutos secos, o sésamo é um ingrediente típico em snacks, biscoitos e gelados perfeitos.

Veja mais!

Sou nutricionista e garanto: "essa é a melhor forma de consumir sementes de chia e aproveitar suas proteínas"

Previne doenças cardíacas, fonte de proteínas e rico em cálcio: descubra todos os benefícios do gergelim para a saúde

Temas relacionados