• Entrar
  • Cadastrar
O que devemos comer no café da manhã para não termos um pico de açúcar no sangue durante o dia

Especialista revela o segredo de um café da manhã perfeito para controlar o desejo por doces ao longo do dia

O que devemos comer no café da manhã para não termos um pico de açúcar no sangue durante o dia

Especialistas lista os alimentos que devem ou não entrar na mesa do café da manhã (Foto: Shutterstock)

O que você costuma comer no seu café da manhã? A resposta para essa pergunta pode dizer muito sobre como a sua saúde tende a ser impactada com as suas escolhas matinais. Isso porque a primeira refeição do dia é considerada fundamental para o controle dos níveis de glicose ao longo do dia.

Alguns alimentos não são considerados boas apostas para "acordar" o seu organismo após horas de jejum. Um desjejum estratégico e saudável será um forte aliado da sua saúde, principalmente para as pessoas que já têm diabetes.

Ao estabilizar o café da manhã, "tudo correrá melhor", afirma a bioquímica Jessie Inchauspé, autora do livro "The Glucose Revolution", ao site espanhol Saber Vivir.

"Você notará que, à medida que seus níveis de glicose se estabilizarem com esse novo truque, seus desejos diminuirão naturalmente", afirma. E quais são os truques? Descubra a seguir!

Comer alimentos doces no café da manhã não dá energia

O truque para adotar na sua primeira refeição do dia é bem simples: você só precisa desenvolver o hábito de tomar um café da manhã salgado. Ao contrário do que muita gente acredita, consumir alimentos doces no café da manhã não dá energia, pelo contrário.

O aumento de glicose gerada a partir da ingestão dos alimentos doces causa a redução da capacidade do corpo de produzi-la corretamente, e isso nos faz sentir mais cansados.

Um fator importante é que pela manhã o corpo fica mais sensível à glicose. Ou seja, definitivamente, esse não é o melhor horário para comer doces. Outro ponto levantado pela especialista é que sair do jejum logo cedo com itens açucarados nos leva a ter mais desejos nas horas seguintes.

Já no caso do desjejum com itens salgados, há uma redução nos desejos por guloseimas ao longo do dia, sem contar a redução da sensação de cansaço. Esse hábito ainda contribu para o equilíbrio dos níveis de glicose durante o dia. Jessie Inchauspé recomenda testar durante uma semana para sentir os benefícios.

Quais são os alimentos certos para comer no café da manhã?

A especialista apontou os segredos para um bom café da manhã salgado. Dentre os itens que não podem faltar:

  • Proteínas: ajudam a estabilizar a glicose, além de nos saciar. Algumas opções são o iogurte grego, atum, tofu, nozes, ovo, peru ou queijo;

  • Fibras: ajuda a retardar o trânsito dos açúcares no sangue, por isso é interessante incluir na primeira refeição do dia. Dentre os exemplos, ela cita abobrinha, alface ou chucrute com torrada ou ovos mexidos com espinafre;

  • Gorduras: neste caso, basta adicioná-las usando óleo para fritar os ovos ou para torrar as rodelas de abacate.


Diferentemente do que muitos acreditam, a especialista não recomenda a ingestão de sucos de manhã. Já a fruta completa é bem-vinda. Ela ressalta que durante o resto do dia até é permitido comer doces, mas sempre evite no início do dia para garantir a manutenção dos níveis de glicose estáveis.

Veja mais!

O que acontece no seu corpo quando você pula o café da manhã? Aos benefícios e malefícios dessa estratégia

Comer uma maçã no café da manhã todos os dias vai mudar a sua vida e esses são os principais motivos

Temas relacionados