Já ouvimos muitas vezes que os carboidratos são ótimas fontes de energia para o nosso corpo, não é? E isso é verdade mesmo: este nutriente se converte em glicose no corpo, sendo armazenado como glicogênio muscular, que gera energia.
Mas tem um “x” da questão aí: exagerar no consumo deles ou comer no momento e dar preferências às opções erradas, sem o acompanhamento de outros nutrientes, pode ter o efeito inverso: mais fadiga, cansaço e falta de energia para encarar o dia.
Mas por que isso acontece? Vem entender!
Por que comer carboidratos pode te deixar cansado?
Se você comer carboidratos demais e, principalmente, açúcares simples, como pão branco, biscoitos e bolos, você não ganha mais energia, mas sim tem o efeito contrário.
Quando você ingere demais essas fontes alimentares ricas em açúcar, causa picos muito grandes de glicose no sangue, o que estressa as mitocôndrias e faz com que você se sinta cronicamente cansado.
Além disso, esses picos grandes de insulina até são capazes de causar um pico grande de energia também, porém, essa é uma energia de curta duração - e logo que passa o efeito o cansaço vem ainda mais forte.
O mais importante, portanto, é manter a sua glicose sob controle, estável, sem grandes picos. Isso fará com que você tenha níveis constantes de energia, sem viver em uma montanha-russa de energia e fadiga.
Para fazer isso, o ideal é apostar em fontes alimentares que não sejam ricas em açúcares de alto índice glicêmico (aqueles que causam maiores picos de insulina), como massas, doces, pães e arroz branco, mas sim em gorduras e proteínas.
O que comer para ter mais energia?
Para começar o seu dia com mais energia, aposte em um café da manhã mais saboroso e menos açucarado, incluindo no cardápio diário opções como:
- Iogurte integral
- Ovos
- Vegetais
- Aveia
- Sementes (chia, linhaça)
- Frutas inteiras (o abacate é ótima opção)
- Carnes
- Pão integral
Uma boa ideia é começar a refeição com fontes vegetais, pois são ricas em fibras e ajudam a evitar picos de glicose com a alimentação que virá a seguir. Sempre tenha também boas fontes de proteínas em seus pratos, pois elas também evitam picos de glicose.
Boas fontes de gordura também podem compor sua alimentação neste momento, incluindo opções como castanhas, nozes, pasta de amendoim e ovos inteiros.
Nesse momento, evite comer fontes de carboidratos simples de forma isolada, como pão branco e geleia, frutas sem outro acompanhamento, bebidas açucaradas e comidinhas prontas, como biscoitos e lanches congelados.
Seguindo essas dicas, você evitará picos de energia logo pela manhã, mantendo a sua glicose sanguínea sempre estável, o que fará com que você sinta menos cansaço ao longo do dia e tenha mais energia e foco mental.
9 alimentos que aumentam sua energia: é isso que eles fazem com o seu corpo se incluir na dieta com frequência
URGENTE! 11 alimentos saudáveis que você precisa incluir na dieta para viver bem