A farmácia pode estar dentro da sua casa, sabia? Com um olhar mais atento aos nutrientes, vitaminas e minerais de alguns alimentos, é possível eliminar sintomas de doenças e até mesmo evitar que elas apareçam. Em alguns casos, claro, a ida ao médico para a prescrição de fármacos segue indispensável. Mas, para dicas complementares, confira a lista do TudoGostoso.
Laranja é bom para gripe?
A laranja consumida in natura ou em forma de suco pode ser um antigripal tiro e queda. A fruta é muito rica em vitamina C e vai ajudar o seu sistema imunológico a produzir glóbulos brancos, as chamadas células de defesa, e a ficar mais fortalecido.
Ingerindo a vitamina C em alimentos como a laranja, o limão e a acerola, você vai evitar que a gripe se instaure. Mas atenção: não adianta suplementar a vitamina C quando a gripe já tiver batido à sua porta. Ela não mata o invasor, apenas fortalece o "soldado" antes de ele ir para o combate.
O santo remédio natural para gastrite
O chá de espinheira-santa honra o nome que tem. A planta de propriedade medicinal já era usada há séculos por tribos indígenas no Brasil e em outros países da América do Sul por causa do seu efeito cicatrizante. Além da gastrite, o chá da espinheira-santa ajuda a aliviar desconfortos abdominais de úlceras, indigestão e dores de barriga também. Você sabia disso?
Extrato de própolis: antibiótico natural
O própolis atua como um "antibiótico natural" no nosso organismo por possuir propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e anti-inflamatórias. Ele pode ser usado de diversas maneiras. No formato de spray, é ótimo para aliviar dores de garganta. Mas o própolis também é recomendado na cicatrização da pele. Ele ainda pode ajudar a amenizar o mal-estar respiratório se inalado com o vapor da água quente.
Mamão é laxante natural
Essa dica é um conselho precioso de avó: comer mamão pela manhã ajuda a evitar a constipação. A fruta ajuda a melhorar o fluxo intestinal graças à substância chamada papaína, enzima que contribui com a digestão e tem propriedades medicinais.
Aliado no combate à depressão
Se você já comeu chocolate quando estava na TPM, saiba que não foi mero impulso. O alimento tem como base o cacau, que é cientificamente comprovado como um antidepressivo natural. E a angústia e a depressão costumam vir no período pré-menstrual, né?
Mas saiba que a melhor versão do chocolate para ajudar no bem-estar e no alívio dos sintomas da depressão é o amargo. Este tipo de chocolate tem mais cacau em sua composição e consequentemente o neurotransmissor feniletilamina, que está envolvido na regulação do humor e na liberação de endorfinas de bem-estar no cérebro.
Veja mais:
Anemia: combata a doença investindo nesses alimentos
Como eliminar pedras nos rins comendo: descubra os alimentos que combatem a doença
Tudo sobre linhaça: para que serve, como consumir e receitas com a semente que ajuda a prevenir doenças