• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios do própolis: saiba tudo sobre o antibiótico natural produzido pelas abelhas

Além do mel, insetos são responsáveis por um elixir da saúde e grande aliado da imunidade, o própolis

Abelha é responsável pela produção do mel e do extrato de própolis. (Crédito: Shutterstock)

As abelhas são responsáveis pela produção de um alimento riquíssimo e saudável, o mel, mas também por uma substância muito preciosa: o própolis, muito usado para fortalecer a imunidade. O ingrediente natural é elaborado a partir da soma de substâncias resinosas obtidas em flores, folhas e cascas de plantas a secreções salivares, cera e pólen, e traz inúmeros benefícios para a saúde humana.

Quais os benefícios do própolis?

No organismo humano, o própolis atua como um "antibiótico natural". Ele também possui propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e anti-inflamatórias. Por isso, é bastante usado por adeptos da medicina alternativa para tratar diversas doenças e também é recomendado na cicatrização da pele. Ele também é um produto rico em vitaminas e minerais.

Como consumir o própolis?

Geralmente usado em forma de extrato, o ingrediente natural pode ser um bom aliado no combate a dores de garganta. Nesses casos, é possível aplicar a substância diretamente na região através de spray ou fazer gargarejos com a mistura do extrato de própolis em água morna.

O mal-estar respiratório também pode ser aliviado com a ajuda desse potente ingrediente produzido pelas abelhas. Basta colocar algumas gotas de extrato de própolis em água fervida e fazer inalações com o vapor.

Extrato de própolis é produto alternativo par

Por que existe própolis com álcool?

A forma aquosa ou alcoólica difere o própolis apenas na concentração do produto. O primeiro costuma ser mais usado em crianças, já que é menos forte e pode ser mais bem aceito pelo público infantil. O alcóolico, contudo, é mais concentrado e tem mais princípios ativos. O extrato de própolis verde alcoólico é o mais indicado para shots matinais que ajudam na prevenção de doenças e no reforço da imunidade.

Em ambas as formas, o própolis pode ser facilmente comprado em farmácias e lojas especializadas em produtos naturais. Apesar de o spray ser hoje a sua forma mais comum de uso, o extrato de própolis também pode ser consumido em pastilhas e xaropes.

Veja mais:

Receitas com mel: veja 55 delícias doces e salgadas do TudoGostoso

7 opções para substituir a farinha de trigo e ter uma alimentação saudável

Existe açúcar saudável? Descubra se a simples troca do refinado é garantia de mais saúde

Temas relacionados