Frequentemente ouvimos falar que a gordura é inimiga da dieta e da alimentação. E isso não deixa de ser uma verdade. Alguns alimentos são muito calóricos, pobres em nutrientes e ricos em gorduras saturadas ou gorduras trans, estão presentes em frituras e alimentos doces industrializados. Acontece que a gordura precisa fazer parte da nossa dieta. Mas as gorduras boas, as chamadas gorduras insaturadas, encontradas em dietas de baixo carboidrato, que ajudam a evitar perda de memória e dificuldade na absorção de vitaminas.
Onde encontrar gordura saudável na alimentação?
Elas são de origem vegetal ou líquidas na temperatura ambiente. Você pode encontrar essa gordura em alimentos como abacate, azeite de oliva, peixes, oleaginosas e coco. Mas tenha cautela! Mesmo do bem, gordura é gordura. Ou seja, precisa ser consumida com moderação. Confira a seguir onde encontrar cinco alimentos saudáveis com gorduras do bem.
Benefícios do abacate
Consumido no guacamole, vitaminas e saladas, o abacate é uma ótima fonte de gordura do bem. Em sua composição há o carotenóide de cor amarela, que ajuda a filtrar luz nociva nos olhos e proteger os órgãos dos radicais livres, que oxidam nossas células. Um dos benefícios mais conhecidos dessa fruta é também o controle do colesterol ruim.
Oleaginosas: o que são e para que servem?
A castanha de caju, a do pará, a noz ou a amêndoa, por exemplo, são os tipos de oleaginosas mais comuns na nossa alimentação. Um punhado por dia é suficiente para oferecer benefícios ao organismo. Além de saborosas, a oleaginosas promovem a saciedade, são fontes rápidas de energia e têm capacidade de diminuir o colesterol ruim, prevenir doenças cardiovasculares e ainda retardar o envelhecimento precoce.
Salmão faz bem?
Protagonista do sushi, o salmão é outra fonte de gordura boa como o ômega 3. Essa gordura essencial é obtida por meio da alimentação e é muito importante para o bom funcionamento do sistema nervoso central, cérebro e coração.
Coco é alimento do bem ou do mal?
Alimento versátil e base para vários preparos, o coco é uma fruta com baixo índice glicêmico, rica em fibras e em gorduras do bem. O coco ainda contém potássio, um mineral que ajuda a evitar cãibras e a eliminar o excesso de sódio do organismo.
Cuidado com o azeite!
Apesar de muito consumido em receitas como o bacalhau, por exemplo, o azeite é um ingrediente maravilhoso para uma dieta diária equilibrada. Mas o ideal é consumi-lo in natura, sem que seja aquecido. Além disso, sua ingestão não deve ser exagerada. Uma colher de sopa para temperar uma salada já é suficiente para acrescentar essa fonte de gordura do bem na alimentação.
Veja mais:
Castanha: diferenças e benefícios dessa semente
Veja esses 2 truques inacreditáveis para o abacate não estragar
Alimentos ricos em vitamina B12: confira boas opções para ter mais disposição e prevenir doenças!
Tudo sobre linhaça: para que serve, como consumir e receitas com a semente que ajuda a prevenir doenças