O iogurte natural é um alimento que traz muitos benefícios para o corpo. Como um bom laticínio, o iogurte natural pode atender às suas necessidades diárias de cálcio e também é uma boa fonte de proteína além das carnes. Por causa disso, é uma boa opção para quando você quer um doce ou um lanche refrescante sem sair de uma alimentação saudável.
Para complementar tanto o sabor quanto a textura desse alimento simples, o mais comum é preparar receitas com iogurte natural simples adicionando complementos nutritivos, como frutas e cereais. E existe um ingrediente em particular que multiplica os nutrientes dessa refeição básica, segundo um médico especialiosta francês. Descubra no TudoGostosoo que adicionar ao iogurte para ter mais benefícios para a saúde e mais sabor.
Qual é o melhor ingrediente para adicionar ao iogurte segundo o especialista?
Dentre tantas possibilidades para complementar o seu iogurte, o gastroenterologista francês William Berrebi recomenda um especial: sementes de papoula. As sementes de papoula são pouco usadas no nosso dia a dia, mas têm benefícios similares, ou até melhores do que sementes de abóbora. Elas são bem pequenas com formato de bolinhas capazes de deixar o iogurte bem mais crocante.
Segundo o médico, as sementes de papoula são riquíssimas em proteínas. Em 100 g de sementes, 20 g são de proteína. Fibras, cálcio, zinco e vitamina B1 são todos nutrientes que você vai obter ao consumir essa semente do bem. Ele recomenda adicionar duas colheres (chá) de sementes de papoula em uma porção de iogurte natural para comer no lanche ou depois do jantar. Assim você vai conseguir aumentar ainda mais a quantidade de proteínas, cálcio e outros nutrientes ao comer a mesma porção de iogurte de sempre.
Alimentos saudáveis e deliciosos para colocar no iogurte
A semente de papoula é benéfica para a saúde mas, infelizmente, ainda é pouco comum e acessível aqui no Brasil. Se você está buscando o melhor complemento para o seu iogurte, a boa notícia é que existem outros ingredientes poderosos para usar. Primeiro comece escolhendo um bom iogurte no mercado ou fazendo o seu próprio iogurte em casa para ter um produto natural e com pouco açúcar.
Na hora de comer, você pode adicionar sementes como a papoula que possuem nutrientes similares, como a chia, o gergelim e a quinoa. Cereais naturais são misturas populares e nutritivas. A combinação de iogurte com aveia, por exemplo, dá muito certo no paladar e na saúde. Oleaginosas como nozes, amêndoas e o pistache queridinho do momento também são ótimas para o organismo. Sugerimos triturar em pedaços menores e torrar no forno para ficarem mais crocantes e fáceis de comer.
Frutas como banana, morango, maçã, kiwi e outras dessas mais docinhas ficam incríveis para ter um sabor melhor sem adicionar açúcar. Experimente misturar um pouco de aveia, banana e castanhas juntas no iogurte que dá muito certo! Assim você ganha os nutrientes de cada um desses alimentos e seu iogurte fica ainda mais gostoso. Você vai gostar tanto que vai querer provar uma mistura nova todos os dias!
Veja mais:
Como o iogurte ajuda a prevenir depressão e ansiedade: veja o que diz a ciência
Você já ouviu falar do pão achatado à base de iogurte? Confira a receita que é muito fácil de fazer e fica pronta em menos de uma hora
ALERTA aos pais: crianças podem comer iogurte? Descubra se é um problema e pega essa receita saudável!