Se você acha que comer as sementes de melancia pode fazer mal, está completamente enganado. Essa parte da fruta conhecida por seu sabor docinho e seu poder hidratante geralmente vai parar na lixeira da cozinha, mas com ela acabam indo juntos vários benefícios para sua saúde.
O TudoGostoso reuniu na lista a seguir os principais benefícios de incluir as sementes da melancia em sua alimentação. Veja em detalhes abaixo e prepare-se para nunca mais descartá-las.
1 - São altamente nutritivas
De acordo com um estudo do Instituto Nacional de Saúde da Coreia, as sementes da melancia são fonte de proteínas, gorduras boas e níveis moderados de ferro e zinco.
Elas são particularmente ricas em magnésio, muito importante para processos como a regulação da função muscular e nervosa, o controle dos níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial, além da produção de proteínas, ossos e DNA.
2 - Promovem a saúde do coração
As sementes de melancia são uma boa fonte de ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados, capazes de promover a saúde do coração de várias maneiras. Cientistas do Instituto do Coração de Minneapolis, nos Estados Unidos, descobriram que as gorduras boas das sementes de melancia são úteis para proteger o coração contra ataques cardíacos e derrames.
O conteúdo de magnésio e potássio nas sementes de melancia também ajuda a apoiar a saúde do coração. Esses minerais ajudam a regular a pressão arterial e a reduzir o risco de doenças cardíacas.
3 - Estimulam a saúde digestiva
O teor de fibra alimentar das sementes de melancia ajuda a manter um sistema digestivo saudável. As fibras ajudam a promover movimentos intestinais regulares e também podem evitar a constipação.
4 - Facilitam o controle de peso
A combinação de proteínas, fibras e gorduras saudáveis das sementes de melancia pode ajudá-lo a se sentir cheio e satisfeito. Isso as torna uma ótima opção de lanche para pessoas que querem perder peso.
5 - Aumentam a imunidade
Um dos componentes das sementes de melancia é o licopeno, um poderoso antioxidante que ajuda a estimular o sistema imunológico. Os antioxidantes protegem nossas células dos danos causados pelos radicais livres. As sementes de melancia também são ricas em vitamina C, também conhecida por estimular o sistema imunológico.
6 - Ajudam a garantir a saúde da pele e dos cabelos
Os antioxidantes e os ácidos graxos essenciais das sementes de melancia também ajudam a cuidar da saúde da pele e dos cabelos. O óleo de semente de melancia, por exemplo, é usado em produtos para a pele por suas propriedades hidratantes e antienvelhecimento.
7 - Melhoram o humor
As sementes de melancia são carregadas de triptofano, um aminoácido que é importante para a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor e o sono.
8 - São importante aliadas para a saúde dos ossos
Por fim, mas não menos importante, o magnésio e o fósforo das sementes de melancia são importantes para manter os ossos fortes e saudáveis. Esses minerais são essenciais para a formação e a densidade dos ossos.
Na sua casa, você conhecia algum destes benefícios dessa parte geralmente ignorada da melancia? No TudoGostoso, você acompanha diferentes artigos sobre alimentação saudável e a importância das frutas na dieta.
Veja mais:
- Inteira e cortada: a melancia ficará fresca por mais tempo com esses truques de armazenamento (aprenda também como escolher a fruta!);
- O suco de Gisele Bündchen: vitamina tem melancia, banana e um ingrediente secreto que faz toda a diferença na receita;