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Por que não pode comer melancia à noite? Descubra no TudoGostoso!

A melancia faz parte do grupo das comidas que podem causar problemas se forem consumidas durante a noite. Venha conferir os motivos!

A melancia é cheia de nutrientes, mas deve ser evitada durante a noite (Crédito: Shutterstock)

Você já passou pela experiência de ir na geladeira cheia de alimentos durante a noite em busca de um lanchinho? Se a melancia está entre as suas opções por ser saudável, é melhor repensar essa alternativa! Muitas pessoas não sabem, mas a verdade é que comer melancia à noite pode acarretar em diversos riscos para a saúde. Quer saber quais os problemas por trás dessa refeição noturna? Confira no TudoGostoso!

Como a melancia afeta o sono

É raro encontrar pessoas que não gostem de melancia! Ela é uma fruta extremamente saborosa e adocicada na medida certa, sendo composta por mais de 90% de água. E esse é justamente o maior problema por ela ser consumida durante o período noturno. A melancia provoca vontade de urinar no meio da noite, fazendo com que você desperte diversas vezes para ir ao banheiro, atrapalhando a sua boa noite de sono. Essa ação ainda se agrava se você beber o suco da fruta, pois a vontade irá aparecer de forma mais rápida e em menores intervalos de tempo.

Melancia e a digestão

O organismo pode ter dificuldades para processar a melancia, o que só piora de acordo com a quantidade que ela foi consumida. Outro fato é que durante a noite, o recomendado é que se espere 2 horas após comer para poder ir dormir. Isso ocorre porque é o tempo em média em que o organismo precisa para realizar a digestão. O corpo, ao invés de relaxar na hora do sono, acaba por ficar em estado de alerta, funcionando com mais dificuldade e forçando para absorver os nutrientes.

Dormir mal engorda

Apesar da melancia ser uma das frutas mais recomendadas entre os nutricionistas, se ela for consumida durante a noite pode fazer com que quem a consome ganhe uns quilinhos a mais. Ter uma noite ruim de sono impacta negativamente no processo de emagrecimento que não se resume apenas em ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos. A privação de sono também pode desregular os níveis de açúcar no sangue e levar o corpo a produzir menos leptina, um hormônio que desacelera o apetite, e mais grelina, que hormônio que aumenta a fome.

Alimentos para comer à noite

Além de evitar a melancia, também corte os doces, as carnes vermelhas, as comidas gordurosas e as frituras. Aposte em alimentos leves, que não dificultem a digestão! Algumas opções saudáveis e saborosas são o leite, o abacate, o iogurte, o suco de uva e entre tantas outras! Além deles serem ricos em nutrientes, eles facilitam a boa digestão no organismo.

Recomendações

É importante ressaltar que a melancia é uma fruta repleta de qualidades e deve ser incluída na sua alimentação, apenas não é recomendada para ser consumida durante a noite, com pouco tempo antes de dormir e em grandes quantidades. Alguns de seus benefícios são manter o corpo hidratado, prevenir danos celulares causados por radicais livres, diminuir o risco de doenças cardiovasculares, aliviar dores musculares e tantos outros fatores positivos.

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