• Entrar
  • Cadastrar
O que acontece se eu comer melancia à noite?

Se assim como a Magali você adora melancia, com certeza já sentiu vontade de comer um pedacinho à noite para matar a fome. Mas será que ingerir a fruta nesse horário faz mal? Vem descobrir com o TudoGostoso. 

Melancia é uma fruta saborosa composta por mais de 90% de água. (créditos: Shutterstock)

A melancia é uma das frutas mais saborosas que existe. Ela é rica em fibras, vitaminas e minerais, e pode ser uma alternativa mais saudável para matar a vontade de comer doce. Inclusive, muitas pessoas gostam de comer um pedacinho à noite depois da janta como sobremesa, afinal, ingerir açúcar poucas horas antes de dormir afeta a qualidade do sono. Por outro lado, há quem evite ingerir a fruta no horário noturno com receio de efeitos indesejados. Mas o que acontece quando comemos melancia à noite? Descubra com o TudoGostoso.

Pode comer melancia à noite?

Comer melancia à noite não afeta a saúde, mas pode deixar você com vontade de fazer xixi com mais frequência. Por ser uma fruta rica em água, ela estimula a diurese noturna, ou seja, aumento da produção de urina durante a noite. E é aí que está o problema porque você precisa acordar várias vezes para ir ao banheiro, o que acaba atrapalhando o seu sono. Por isso, não é vantajoso comer melancia à noite.

Agora, se você estiver com muito desejo de comer melancia depois da janta, o ideal é ingerir um pedaço pequeno, pelo menos, 2 horas para ir para a cama. Assim, dá tempo do corpo eliminar o excesso de líquido pela urina. E se surgir a vontade de fazer xixi, não tem outro jeito a não ser levantar e ir ao banheiro. Segurar a urina é prejudicial à saúde, pois estimula a formação de pedras nos rins e aumenta os riscos de infecção urinária.

Comer melancia à noite causa dor no estômago

Depende. A nossa digestão é naturalmente mais lenta à noite. Por isso, é sempre bom comer alimentos leves na janta, justamente para não sobrecarregar o estômago. Como a melancia é uma fruta rica em água e açúcar, o organismo leva um pouco mais de tempo para realizar a digestão. Por isso, pessoas que já têm um histórico de problemas estomacais podem sentir um leve desconforto abdominal depois de comer melancia à noite. Além disso, o invés de relaxar na hora do sono, o corpo fica em estado de alerta.

Veja também:

Benefícios de comer melancia todos os dias: o que acontece com o seu corpo quando você ingere a fruta com frequência
Aprenda como aproveitar todas as partes da melancia, inclusive a casca!

Temas relacionados