A melancia é uma fruta produzida durante o ano todo no Brasil, mas que tem um aumento de procura entre os meses de novembro e fevereiro, já que as pessoas tendem a consumir mais alimentos refrescantes durante o verão. Como novembro já está batendo na porta e os dias estão ficando cada vez mais quente, o TudoGostoso resolveu trazer dicas de como aproveitar todas as partes da melancia, desde a semente até a casca, para não jogar nada fora e usufruir de todos os benefícios do vegetal. Confira!
O que fazer com a melancia: dicas de preparos diferentes com a fruta para variar o consumo
A polpa da melancia é a parte que mais consumimos e, de longe, a mais gostosa, não é mesmo? Por isso, ela pode ser usada para muitos preparos diferentes, e nada de ficar só fazendo suco ou comendo a fruta in natura, viu? Vamos variar o consumo para não enjoar!
Quando ela está bem doce, o suco de melancia não precisa nem de adoçante ou açúcar, fica gostoso até puro! Mas além do suco, você também pode fazer picolé, basta congelar o suco pronto em forminhas. E pensa que acabou por aí? Nada disso, o suco de melancia também pode ser usado para fazer mousse, já pensou que delícia? Nesse caso, o ideal é bater a melancia pura, porque ela já tem bastante água. Depois, é só acrescentar 1 copinho de iogurte natural, mel a gosto e ½ envelope de gelatina incolor sem sabor. Quando estiver bem batido, despeje em um recipiente e leve para a geladeira até firmar.
O que fazer com a semente de melancia: aprenda a aproveitar essa parte da fruta
Quem pensa que as sementes de melancia não servem para nada, se engana! Elas são cheias de benefícios para a saúde, já que ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico e ainda dá mais energia para o corpo. Elas podem ser consumidas diretamente no suco, por exemplo, principalmente porque tem muita gente que fica com preguiça de tirá-las.
A semente de melancia também pode ser usada como petisco. Assim como as sementes de girassol e de abóbora, ela fica uma delícia assada e tostada, com sal e pimenta-do-reino. Além disso, ela também pode ser usada para fazer farinha, que pode ser utilizada em receitas de bolos e pães. Basta triturá-las bem usando um processador até formar uma farinha fina.
O que fazer com a casca da melancia: você vai se surpreender com essas receitas deliciosas
Por fim, vamos falar da casca da melancia. Apesar de ser rica em muitos nutrientes como vitamina A, B6, C, zinco, magnésio e potássio, o sabor amargo faz com que ela seja quase sempre descartada, o que é uma pena.
Para usar a casca da melancia, você precisa higienizá-la muito bem. Depois, é necessário cortá-la em pedaços menores. Assim, a casca pode ser adicionada aos sucos verdes e até usada para fazer compota caseira, que fica uma delícia!
Veja mais:
Por que não pode comer melancia à noite? Descubra no TudoGostoso!
Frutas de luxo podem custar até R$50 mil: melancia quadrada, pera com rosto e melão japonês estão entre iguarias