No Brasil, é comum as frutas terem preços acessíveis a ponto de serem muito usadas em receitas veganas simples e em lanches cotidianos de qualquer brasileiro. Mas já pensou se fruta vira item de luxo? A realidade é que existem frutas produzidas com processos especiais que deixam seu sabor e aparência únicos no mundo. Para arcar com essas doçuras inusitadas, só desembolsando bastante dinheiro. Veja no TudoGostoso quais são as frutas mais caras do mundo que pesam no bolso de quem quer experimentar a iguaria.
A melancia quadrada é uma das frutas mais raras do mundo
O que torna frutas caras?
Quando as condições climáticas e os terrenos são favoráveis, é possível produzir e vender fruta a preços baixos. Mas quando é necessário usar produtos químicos, estufas ou então importar, esse custo sobe. A época do ano também faz diferença. Uma fruta que cresce na safra de verão fica escassa durante a safra de inverno.
Até mesmo no Brasil, um país tropical com tanta fruta acessível como banana e abacaxi, se depara com umas mais caras como kiwi e mirtilo que não são típicas daqui. Por isso que comprar frutas tropicais comuns aqui pode sair caro em lugares como no Japão e no continente europeu. Mas nada disso chega perto das frutas mais caras do mundo que recebem um tratamento especial para se destacarem no mercado e atraírem clientes específicos.
Quais são as frutas mais caras e inusitadas do mundo?
Além de diferente, o morango branco é muito suculento
Morango branco
Quanto você pagaria por um único morango? E se ele fosse totalmente branco? Nós estamos acostumados aos suculentos morangos vermelhos e brilhantes, mas existem morangos brancos igualmente saborosos. Surpreendentemente, existem vários agricultores que produzem o morango branco, mas o destaque vai para o Shiroi Houseki. Esse morango japonês tem um nome que significa "joia branca” e é exatamente o que ele é: uma fruta branca por dentro e por fora e vendida como item de luxo.
Não é só a cor que impressiona. Esse morango foi criado para ser maior, mais doce e mais macio do que o morango comum do mercado. O resultado inusitado é uma combinação de várias espécies de morango e de um cultivo com menos luz do sol. Mesmo assim, apenas 1 em cada 10 saem totalmente brancos, enquanto outros saem manchados. São tão raros que são dignos de serem chamados de joias e podem custar o equivalente a 50 reais cada.
Melancia quadrada
Você já viu uma melancia quadrada? Por mais estranho que possa parecer, ela existe! Ela não nasce assim na natureza, mas também não envolve nenhuma mudança genética no alimento. O segredo desse formato inusitado é uma forma quadrada de acrílico. Ao cercar a melancia com esse molde enquanto cresce, as paredes impedem que ela ganhe o formato arredondado e vira um cubo no final. A primeira melancia quadrada foi produzida no Japão há cerca de 50 anos.
A fruta redonda não era popular no país e os mercados não gostavam de vendê-la por ser grande e difícil de armazenar. O formato quadrado foi a solução encontrada para contornar esses problemas e o visual virou um diferencial. No entanto, as melancias quadradas são menos doces e hoje são mais vendidas por serem exóticas. As frutas importadas podem chegar a 400 reais. No Brasil, um empresário em Icapuí, Ceará, passou a produzir as melancias quadradas em 2007, mas apenas para exportação.
Pera em formato de buda
Com um molde especial, as peras ganham rosto e formato de buda
A ideia de frutas com formatos diferentes agradou outros produtores. Na China, um agricultor se inspirou e criou um molde para deixar as peras com formato de um pequeno buda. Foram seis anos de testes até ter sucesso na primeira leva em 2009.
Apesar de custar o equivalente a quase 50 reais, as peras são um sucesso. Elas são vendidas rapidamente para moradores locais que acreditam que trará boa sorte e para estrangeiros que gostam do formato inusitado.
Maçã Sekai Ichi
“Sekai Ichi”, em japonês, significa “número 1 do mundo”. Esse nome descreve bem essa fruta que é uma das maiores e mais caras maçãs do mundo. Ela tem em média 30 a 45 centímetros de circunferência e pode pesar até quase um quilo. Ela é uma variação da “Malus domestica”, uma maçã típica do Japão, com o cruzamento da “Red Delicious” e da “Golden Delicious”, duas populares maçãs norte-americanas.
A maçã Sekai Ichi tem um formato uniforme, uma casca grossa e uma consistência firme e crocante, mas ligeiramente suave. O sabor é adocicado e delicado, sendo uma fruta saborosa, apesar de não muito diferente das maçãs comuns. Elas são muito usadas como presente e realmente são indicadas para ocasiões especiais, já que uma unidade pode custar de 80 a 100 reais.
Abacaxi do Lost Gardens of Heligan
Os “jardins perdidos de Heligan” são áreas privativas de uma mansão vitoriana no Reino Unido onde é produzido um tipo de abacaxi usando uma estufa especial e técnicas do século 18. O abacaxi é uma fruta exótica em terras inglesas e era um símbolo de riqueza em anos anteriores.
Nos anos 1990, os responsáveis pelos jardins retomaram a produção do abacaxi e a primeira safra foi servida para a Rainha Elizabeth II no seu 50º aniversário de casamento. Até hoje ela é tão difícil de cultivar que são poucas produzidas por ano e o custo de fabricação pode chegar a 6 mil reais. Apesar de tudo isso, os abacaxis de Heligan não são vendidos e sim divididos entre os responsáveis pelo cultivo.
Melão Yubari
Melão Yubari é considerada a fruta mais cara do mundo
Se estamos falando de frutas caras, não tem quem vença o melão Yubari. Também conhecido como o melão rei, ele é uma produção exclusiva da pequena cidade de Yubari, no Japão, desde os anos 50. Diferentemente do melão que conhecemos por aqui, o Yubari é um melão perfeitamente redondo com uma casca que parece desenhada com linhas brancas sobre um fundo verde como se fosse uma renda.
A textura macia e o sabor bem doce também impressionam e a fruta é um verdadeiro item de luxo, dado de presente ou usado como símbolo de status social. Em lojas especializadas de frutas luxuosas no Japão, um único melão Yubari pode custar o equivalente a mil reais. Existem versões ainda mais luxuosas que são vendidas facilmente a 50 mil reais.
Veja mais:
Por que nem todas as frutas vermelhas são da cor vermelha? Entenda o motivo do nome
Já pensou em plantar abacaxi em casa? Veja como é fácil e economize com a fruta fresca
Aprenda como escolher frutas, verduras e legumes com as dicas do TudoGostoso