• Entrar
  • Cadastrar
Inteira e cortada: a melancia ficará fresca por mais tempo com esses truques de armazenamento (aprenda também como escolher a fruta!)

Aprenda os truques de armazenamento e de conservação da melancia, fruta queridinha diante das altas temperaturas deste outono.

Melancia fresquinha e saborosa sempre: veja dicas de como armazenar e escolher a fruta (Foto: Canva)

A melancia não é apenas uma fruta deliciosamente refrescante e perfeita para ser consumida em dias de calor, mas também uma fonte rica em nutrientes essenciais para uma dieta equilibrada. Composta principalmente de água, é uma opção hidratante e de baixa caloria, perfeita para manter o corpo bem nutrido e hidratado.

Além disso, é um alimento rico nas vitaminas A e C, que são fundamentais para a saúde da pele, imunidade e visão, tornando-a uma escolha nutritiva para promover o bem-estar geral. Mas você sabe como armazenar e escolher esta fruta corretamente?

Facilmente preparada e consumida em diversos contextos, seja cortada em cubos para um lanche rápido, seja transformada em sucos ou smoothies revigorantes - como o que é queridinho de ninguém menos que Gisele Bündchen - ou até mesmo combinada em saladas refrescantes, a melancia tem uma doçura natural e uma versatilidade que a torna a fruta preferida de muitos.

Como guardar a melancia?

Armazene a melancia entre 10ºC a 15ºC, mas 12,5°C é a temperatura ideal. Caso compre a fruta já refrigerada, armazene-a sob refrigeração. Deste modo, a melancia será mantida por 7 a 10 dias.

Pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, se uniram à organização conhecida como NWPB (National Watermelon Promotion Board), voltada em estimular o consumo da fruta: através da análise de uma amostragem por 7 dias de 45 e 60 unidades, foi percebido que a melancia ainda estava comestível no quarto dia e tinha uma vida útil de quatro dias.

Pode congelar a melancia?

Após dois dias a 0ºC, as melancias desenvolvem um sabor desagradável e perdem a cor: o congelamento faz com que a casca se desfaça e produza uma textura farelenta e mole.

Quando congelada, a água dentro da melancia forma cristais de gelo que podem alterar sua textura e sabor quando descongelados, resultando em uma consistência mais fibrosa e menos suculenta. Além disso, a melancia pode perder parte de suas propriedades nutricionais durante o processo de congelamento e descongelamento.

Como escolher a melancia no mercado?

O primeiro ponto deve ser a observação: escolha uma melancia simétrica, sem machucados, cortes ou amassados. Em seguida, observe o peso: a melancia deve ser considerada pesada para seu tamanho: lembre-se que a melancia é 92% água, então quanto mais pesada, mais suculenta está essa fruta.

É importante também virar a melancia: prefira melancias regulares, pois muitas vezes algumas cascas ficam com uma amarela do local onde ela ficou no chão e amadureceu ao sol.

Já conhecia algumas dessas dicas na escolha dessa deliciosa fruta? No TudoGostoso, você encontra diferentes conteúdos sobre alimentação saudável e consumo de frutas.

Veja mais:

- Por que não pode comer melancia à noite?

- 4 receitas para aproveitar a casca da melancia

- Quais são os benefícios do suco de melancia com limão?

Temas relacionados