Como escolher a melancia boa e doce no mercado, você sabe? Fruta da temporada de primavera e verão, a melancia é uma aposta refrescante para incluir no cardápio e ter sempre como opção para se hidratar nas épocas de altas temperaturas, além da ingestão de água, é claro.
A melancia oferece muitos benefícios para a saúde por ser fonte de vitamina C, vitamina A, potássio, entre outros nutrientes. Por ter muita água, essa fruta é ótima para hidratar e ainda tem poder diurético.
Mas para usufruir de tudo de bom que ela tem para oferecer, o ideal é escolher a fruta certa na hora de comprar e não se deparar com uma melancia de textura ruim e sem o toque adocicado que a torna tão especial ao chegar em casa. Veja esses 7 truques para nunca mais falhar.
Como escolher a melancia boa e doce no mercado? 7 truques infalíveis!
Escolher uma melancia doce e suculenta é um desafio para quem não conhece as técnicas usadas por especialistas no assunto. Para quem trabalha no cultivo e manuseio das frutas, não há mistério para identificar a melhor opção.
Confira algumas dicas e técnicas utilizadas para nunca mais falhar na escolha da melancia.
-
Verifique a casca da melancia: manchas esbranquiçadas podem sinalizar uma colheita precoce e isso impacta na doçura da fruta. Escolha as melancias com grandes áreas amareladas, que indicam exposição mais prolongada ao sol.
-
Cor do caule e a maturação: o caule verde sugere uma colheita antecipada e o caule marrom indica uma maturação completa. Então não tenha dúvida, aposte na fruta com caule marrom.
-
Firmeza da melancia: a melancia madura e doce é firme, mas também é sensível à pressão. Quando está muito dura, a fruta precisa amadurecer mais. A dica aqui é escolher uma melancia que ceda ligeiramente quando for pressionada.
-
Ouça o som da melancia: quando está madura, a fruta emite um som característico. Quando você dá uma leve batida na fruta, os sons mais agudos sugerem imaturidade, já os sons graves indicam excesso de maturação. O som certo é o abafado, que indica o ponto certo de doçura da melancia.
-
Peso da melancia: a melancia madura normalmente é mais pesada do que a verde. O motivo é que a melancia madura é mais suculenta e contém mais água. Então, não tenha dúvida! Opte pela fruta mais pesada para o seu tamanho.
-
Melancias com rachaduras: evite as frutas que apresentam rachaduras ou que estejam amassadas. Essas melancias podem estar estragadas ou não ser tão doces.
- Cheiro a melancia: a melancia madura deve apresentar um aroma adocicado e frutado, portanto, preste atenção nesse detalhe para ter a garantia de que está levando a fruta certa para casa.
Veja mais:
Por que não pode comer melancia à noite? Descubra no TudoGostoso!
Não tem o hábito de comer frutas? Veja 7 dicas para incluir mais frutas na rotina.