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O que acontece se eu comer jaca à noite?

 


Mito ou verdade: comer jaca à noite faz mal para a saúde. O TudoGostoso foi atrás da resposta para saber a verdade. 

A jaca é uma fruta tropical rica em nutrientes como fibras, vitaminas e minerais. (créditos: Shutterstock)

A jaca é uma fruta bastante nutritiva e saborosa. Ela pode ser consumida in natura ou em preparações como sucos, bolos, saladas, tortas, geleias e diversos outros pratos doces e salgados. Além da polpa, suas sementes também podem ser consumidas como petiscos ou utilizadas em receitas de biscoitos e doces.

Embora a fruta seja rica em nutrientes e ofereça muitos benefícios à saúde, muitas pessoas acreditam que comer jaca de noite faz mal à saúde. Mas será que isso é verdade? O TudoGostoso foi atrás da resposta para desvendar esse mistério de uma vez por todas.

Faz mal comer jaca à noite?

Comer jaca à noite, geralmente, não causa problemas específicos. Contudo, algumas pessoas podem experimentar flatulência e má digestão se consumirem o alimento em grandes quantidades. Isso acontece porque a jaca é rica em carboidrato, um nutriente que demora mais tempo para ser digerido pelo organismo. Como a digestão é naturalmente mais lenta no horário noturno, consumir a fruta em excesso pode sobrecarregar o estômago, principalmente em quem já tem histórico de problemas gastrointestinais.

Aliás, comer grandes quantidades de jaca durante pode fazer mal independente da hora do dia. Para você ter uma ideia, 100 g da fruta é composta por 22,5 g de carboidratos. Além disso, a jaca contém açúcares naturais que aumentam os níveis de glicose no sangue, o que é um sinal de alerta para diabéticos.

Benefícios da jaca: fruta é excelente fonte de vitaminas e fibras

A jaca é uma fruta que oferece diversos benefícios à saúde devido à sua composição nutricional. Ela é rica em vitamina C, vitamina A, vitamina B6 e folato. Também é fonte de minerais como potássio, magnésio e manganês. A jaca ainda se destaca pela quantidade significativa de fibras alimentares, que são essenciais para a saúde digestiva. Elas regulam o trânsito intestinal e auxiliam na prevenção de problemas de constipação.

A jaca também é rica em antioxidantes, como flavonoides e compostos fenólicos, que ajudam a combater o estresse oxidativo no corpo. Os antioxidantes desempenham um papel importante na prevenção de danos celulares, fortalecem o sistema cardiovascular e auxiliam na saúde cardiovascular.

Pode comer jaca todo dia?

A jaca é relativamente baixa em calorias, o que a torna uma escolha saudável para o dia a dia. No entanto, assim como qualquer alimento, o consumo deve ser feito com moderação. A jaca contém açúcares naturais que podem aumentar os níveis de glicose de pessoas com diabetes. Por isso, os diabéticos precisam ter um pouco mais de cautela na hora de incluir a fruta na alimentação. O ideal é conversar com um médico ou nutricionista para monitorar o consumo de jaca e estabelecer uma quantidade apropriada para esses casos.

Vale lembrar que a forma como a jaca é preparada também afeta o teor calórico da fruta e como você aproveita os seus benefícios nutricionais. O ideal é consumi-la in natura ou em preparações saudáveis, como saladas, cozidos e sucos.

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