As proteínas fazem parte de qualquer alimentação equilibrada. Elas são peças fundamentais das receitas fitness para ganhar músculos, mas também são importantes para a saciedade, o metabolismo e a saúde como um todo. E nós sabemos que nem toda proteína é de origem animal, mas as carnes estão no topo quando o assunto é alimento que mais contém proteína. Mas qual das carnes é a melhor nesse quesito: de frango, bovina ou suína? O TudoGostoso tem a resposta e revela com números qual a carne mais rica em proteína com dicas para consumir a quantidade ideal.
Qual é a carne com mais proteína?
Seguno informações de instituições renomadas, como a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos e a americana USDA, a carne mais rica em proteína é o frango. Vale lembrar que a informação nutricional das carnes pode mudar dependendo do corte e da origem, mas em média o frango supera as demais carnes. Uma porção de 100g de carne de frango tem cerca de 32g de proteína sendo o peito de frango o melhor. A medalha de prata vai para a carne bovina com média de 25g de proteína por porção, sendo o filé mignon um dos melhores cortes.
Com isso, a carne suína ganha o bronze com mais de 22g, um número ainda alto especialmente no lombo suíno. E não podemos esquecer também dos peixes, que são pouco falados na discussão sobre alimentos protéicos, mas que são boas fontes também. Um atum fresco, por exemplo, tem mais de 25g de proteína em cada 100g, competindo com as carnes bovina e suína. A sardinha, o salmão e o camarão também têm em torno de 20 g de proteína nesta quantidade.
Os produtos de origem animal que vem do mesmo “lugar” também tem bastante proteína. É o caso do ovo, sempre presente em receitas de quem está sempre na academia como a crepioca fit e a panqueca de banana fit, com 13g de proteína por 100g. O leite de vaca e o iogurte têm aproximadamente 4g de proteína, enquanto os queijos brancos têm quase 20g.
Qual a melhor fonte de proteína vegetal?
As carnes e os peixes são as maiores fontes de proteína e os outros produtos de origem animal estão logo atrás. Só que existem várias fontes de proteína vegetal tão ricas quanto e que são bons substitutos para quem quer reduzir o consumo de carne, especialmente as leguminosas.
A melhor fonte de proteína vegetal é a soja, famosa substituta da carne nas receitas veganas, com 36g de proteína por 100g. O amendoim não fica muito atrás, com cerca de 25g de proteína. Outro destaque é o grão-de-bico, o superalimento bom para o emagrecimento e para o coração, com 20g de proteína. São todos alimentos que tem, inclusive, mais proteína que o ovo. Nozes, sementes de gergelim, quinoa e lentilha são outras opções com mais de 10g de proteína cada.
Qual é a quantidade de proteína diária ideal?
Não é porque a carne de frango tem mais proteína que você só deve comer ela. Tudo depende da quantidade de proteína que você precisa por dia e do quanto você costuma comer nas suas refeições. Quanta proteína você deve comer por dia depende muito do seu estilo de vida e do objetivo. A quantidade ideal de proteína por dia para uma pessoa sedentária ou que faz poucas atividades é de 0,8g a 1g de proteína por quilo do seu peso.
Mas se você faz mais exercício físico e quer ganhar massa muscular, vai precisar de mais proteína. A quantidade recomendada nesse caso vai de 2 a 3g de proteína por quilo. Saber quanta proteína você deve consumir por dia, separado entre as refeições, vai ajudar você a escolher os alimentos certos. Assim você pode muito bem fazer um almoço com carne suína, um lanche com iogurte e finalizar com uma salada de lentilha no jantar e ainda assim consumir bastante proteína.
Veja mais:
Quer emagrecer para o verão? Faça o cálculo das proteínas e coma carboidratos na hora certa com essas dicas
Quanto de proteína tem um ovo mexido? Descubra se o alimento é uma boa opção para sua dieta
É saudável comer barra de proteína? Entenda benefícios e o jeito certo de incluir na alimentação