A pouco tempo para o início do verão, muita gente começa a se planejar para perder peso sonhando curtir a temporada mais quente do ano de preferência na praia. Embora não seja uma regra emagrecer para a estação, essa contagem regressiva parece ser uma tradição.
Para quem ainda tem esse hábito, agora é um bom momento para dar um pontapé inicial ao programa de emagrecimento sem investir em estratégias mirabolantes e que coloquem a saúde em risco.
É possível calcular a quantidade necessária de proteínas por dia, os melhores horários para o consumo de carboidratos, aliar o jejum com exercícios, tudo que não prejudique a sua saúde. Veja as dicas de nutri!
O que fazer para emagrecer ainda este ano?
Para a nutricionista Fernanda Nahas (@nutrifernandanahas), basta seguir as estratégias certas para perder peso de forma saudável e eficiente para a estação mais quente do ano. Veja as dicas da especialista:
Proteína é a sua aliada:
Ela ensina a calcular a sua necessidade de proteína tendo como base 2g por quilo de peso corporal por dia: "Isso ajudará a preservar a massa muscular e proporcionar saciedade."
Se você pesa 60Kg, multiplique esse valor por 2 para saber qual a necessidade ideal de proteína que deve ingerir no dia. Neste caso, são 120g.
"Além de proporcionar maior saciedade, essa quantidade de proteína ajuda a preservar a massa muscular", explica.
Hora certa para os carboidratos:
Fernanda Nahas orienta reduzir o consumo de carboidratos à noite: "Procure jantar até as 19h. Isso pode favorecer a gestão de peso."
Alimentos amigos do intestino:
Aumente o consumo de vegetais e frutas ricos em água e fibras. "Mas evitaria os mais fermentativos como feijão, brócolis, repolho e beterraba."
Dicas de frutas e vegetais para priorizar:
- Abobrinha,
- Pepino,
- Morango,
- Melão,
- Mamão
- Cenoura.
Aumente a frequência de treinos:
Pelo menos 4 vezes por semana invista em treinos como musculação e tente encaixar outras atividades nos demais dias para acelerar o metabolismo.
"O treinamento de resistência ajuda a construir massa muscular, o que aumenta o metabolismo, tornando mais fácil queimar calorias", explica a especialista.
Elimine as distrações:
Álcool e açúcar são ricos em calorias vazias e podem prejudicar o processo de emagrecimento: "Esses 'vilões', além de serem muito calóricos (calorias vazias), eles também contribuem para gerar mais inflamação, o que prejudica o processo de emagrecimento."
Cardio em jejum:
Quando possível, faça alguma atividade cardio em jejum: "Experimente, conforme sua tolerância, fazer algum exercício cardiovascular em jejum."
Apoio profissional e motivação:
Busque orientação profissional para uma abordagem personalizada. "E convide um amigo para se juntar a você nessa jornada. A motivação mútua é poderosa!" Segundo a nutricionista destaca, a transformação é mais do que apenas estética, mas é sobre saúde e bem-estar a longo prazo.
Veja mais:
Tapioca, cuscuz ou pão francês: você sabe qual é a melhor opção para emagrecer?
Lasanha na dieta low carb: 5 formas de substituir a massa.