Muita gente tem curiosidade para saber se o whey protein engorda. Bastante usado entre as pessoas que têm uma rotina de treinos intensa e regulares, essa dúvida também é bastante comum: quem não treina pode incluir o suplemento na rotina?
A verdade é que o whey protein tem sido incorporado em muitas dietas e também em receitas fit deliciosas que ajudam a matar o desejo de comer doce.
O endocrinologista Gabriel Calabria (@dr.gabrielcalabria) tira essas e outras dúvidas para as pessoas que têm curiosidade e vontade de incluir esse concentrado proteico no cardápio. Confira a seguir!
Só quem treina pode usar o whey protein?
Essa é uma das dúvidas bastante comuns no consultório do especialista. E ele esclarece: "Você pode tomar o whey protein como lanches e não necessariamente se você malha. Ele não é só para pessoas que malham, que querem ficar grandes ou ganhar massa muscular."
Porém, o endocrinologista acrescenta que, apesar de as pessoas que não treinam poderem tomar o suplemento, é indicado a supervisão de um profissional.
O Whey Protein engorda?
Não engorda, afirma o Dr. Gabriel Calábria, que defende o uso como uma opção mais nutritiva. "É muito melhor tomar Whey Protein à tarde, como lanche, do que ficar comendo biscoito, pão de queijo, essas porcarias que você fala que come pouco e não sabe por que está engordando", explica ele.
"Com esses lanches, você está comendo alimentos ricos em densidade energética, supercalóricos, e não está se dando conta disso", alerta o especialista.
Ele acrescenta ainda que o suplemento é uma "ótima fonte de proteína", e entre os seus benefícios está a capacidade de saciar a fome, ou seja, ele acaba sendo um aliado na perda de peso por reduzir a fome. "Você vai evitar comer besteira, então é muito melhor", afirma.
Todo mundo deveria incluir o whey protein na dieta?
De acordo com o endocrinologista, o whey protein é uma boa aposta para incluir na rotina. "Não há dúvida de que ele é um suplemento completo. Mas não é obrigatório. Se você tem vontade de experimentar, é uma opção mais fácil. Então pode, sim, lançar mão do whey protein como lanches", afirma o médico.
Pode tomar quantas vezes por dia?
O endocrinologista afirma que a quantidade diária vai depender da pessoa para pessoa: "Requer avaliação médica porque tem que avaliar várias coisas." O produto costuma ser questionado sobre a relação com a enxaqueca, por exemplo.
Ele ressalta que o profissional pode dar uma melhor orientação e por isso o ideal é fazer uma avaliação antes de introduzir o suplemento no cardápio: "É proteína. E cada caso é um caso, tomar sem orientação também pode trazer riscos."
Veja mais!
É saudável comer barra de proteína? Entenda benefícios e o jeito certo de incluir na alimentação.
As empresas não querem que você descubra esse substituto de whey protein muito mais barato.