O whey protein é um dos queridinhos por quem pratica exercícios físicos, mas você sabia que existe uma opção muito mais barata e com o mesmo efeito? E spoiler pros veganos: esse produto misterioso é feito a partir de proteínas vegetais. Isso faz com que o seu consumo seja mais do que liberado para todos! Mas qual será o substituto do whey protein? Venha descobrir agora mesmo!
Qual o produto que pode substituir o whey protein?
Todo mundo já ouviu falar em whey protein, mas e quanto ao extrato de soja? A verdade é que ele pode ser tão nutritivo quanto esse produto famoso e garante os mesmos resultados, por um preço que cabe no seu bolso. Os aminoácidos presentes em ambos os suplementos são bastante similares, as únicas diferenças é que o produto de soja é uma proteína de origem vegetal e o tempo que ele demora a agir no organismo. O whey protein é rapidamente absorvido, gerando picos rápidos e curtos, enquanto a soja leva mais tempo para surtir efeito, mas gera energia por um período prolongado. O extrato de soja é uma alternativa saudável, segura e eficaz, usado em sua maioria por veganos e vegetarianos.
Impacto do extrato de soja na saúde
O extrato de soja é rico em fitoquímicos, impactando diretamente na redução do risco de doenças cardiovasculares, no fortalecimento dos ossos, na prevenção da diabetes, no controle dos níveis de colesterol no sangue ao reduzir a absorção da glicose no sangue e entre outros benefícios. Por ter uma quantidade elevada de proteínas, pode se tornar uma excelente escolha para quem busca aumentar sua ingestão desse nutriente.
Como consumir o extrato de soja
Assim como o whey protein, o recomendado é que a ingestão do extrato de soja seja feita após o treino. Essa é uma estratégia nutricional efetiva para estimular o ganho de massa muscular. A quantidade varia de acordo com o seu peso e objetivo físico, então o correto é procurar um profissional especializado em nutrição para melhor auxiliá-lo nesse processo. Misture ele em vitaminas de frutas ou simplesmente com a água.
Diferença de preço entre o whey protein e o extrato de soja
O preço do whey protein varia de acordo com a quantidade, sabor e os componentes presentes no produto, mas você dificilmente irá encontrar algum por menos de R$50,00. Enquanto isso, o extrato de soja pode ser facilmente achado em mercados pelo preço de R$25,00. A diferença é grande e é uma boa economia, caso deseje fazer a substituição. Ninguém merece pagar caro em um produto que tem o mesmo efeito que outro pela metade do preço, né? Vá correndo no mercado procurar o extrato de soja e potencialize o seu ganho de massa!
Cuidados importantes com o extrato de soja
O extrato de soja é recheado de benefícios, mas isso não significa que você deve consumi-lo de maneira exagerada. Toda suplementação de nutrientes deve ser feita com o acompanhamento de um nutricionista, em especial para definir as dosagens que você irá consumir o extrato e alinhar conforme as suas necessidades. Como esse produto estimula o ganho de massa muscular, é essencial que você faça a prática de exercícios físicos, em especial os de força. Além disso, uma alimentação mais saudável é sempre indicada para esses casos, então aposte em vegetais, legumes, proteínas e gorduras boas.
Veja mais
Esse é o único drink que reduz o risco de mortalidade e melhora o coração, de acordo com a ciência
Sofre de enxaqueca? Fuja desses alimentos que podem provocar uma crise (e veja o que comer para aliviar a dor)
Esta fruta comum e barata é a mais saudável do mundo, segundo especialistas