O consumo de Whey Protein está cada vez mais popular: este suplemento alimentar com origem no leite ganhou mais adeptos com o passar dos anos e também se tornou fonte de dúvidas e mitos.
O TudoGostoso conversou com especialistas em saúde e nutrição para entender o que é verdade e o que é alarme falso diante do consumo de whey protein.
1 - Whey protein pode causar acne
Segundo a Dra. Cintia Guedes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), antes de falar dessa relação entre acne e whey protein, é necessário pontuar que a acne é um problema multifatorial, causado por uma inflamação na glândula sebácea.
“Vamos relembrar, também, que há uma relação entre consumo de leite e acne, em indivíduos predispostos, uma vez que a proteína do leite pode aumentar a secreção sebácea. Uma dose de whey protein oriundo da proteína do leite pode equivaler de 6 a 12 litros de leite. Sendo assim, irá aumentar consideravelmente a produção da glândula sebácea, culminando em uma piora do quadro de acne em quem já tem o problema, ou contribuindo para o aparecimento de lesões semelhantes à acne - acneiformes - em indivíduos que não possuem tendência à acne”, diz a médica.
O que fazer, então? “O paciente pode substituir o whey protein oriundo da proteína do leite pelo Beef protein (proteína da carne) ou suplemento de proteína de origem vegana. E, claro, tratar a acne e corrigir as outras possíveis causas”, explica a Dra. Cintia.
2 - Whey protein NÃO é "bomba"
Algumas pessoas acreditam que o whey protein é um anabolizante que vai interferir diretamente no resultado do treino. Isso é mito. Trata-se da proteína do soro do leite, que ajuda na reparação dos músculos depois da atividade física.
“Whey protein é um suplemento proteico enquanto anabolizantes são hormônios androgênicos que estimulam o desenvolvimento de alguns tecidos corporais. Portanto, são substâncias totalmente diferentes”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
3 - Intolerantes à lactose não podem tomar whey protein?
Segundo a Dra. Marcella, na verdade, os intolerantes a lactose não podem tomar qualquer whey protein, isso por que a forma concentrada (o tipo mais comum vendido) contém lactose, dessa forma esses pacientes devem escolher a forma isolada, com zero de lactose na composição, informação que deve estar presente no rótulo do produto. “Pessoas com muita sensibilidade a derivados lácteos, com indicação de suplementos proteicos, podem optar por outras fontes como beef protein, de carne, e a proteína em pó vegana, de leguminosas”, diz a médica nutróloga.
4 - O consumo do whey protein pode ser feito mesmo por quem não treina
O Whey protein é uma proteína em pó e, como tal, pode ser usada se as necessidades proteicas diárias não forem atingidas através da alimentação, ou para adicionar uma opção prática proteica em lanches e refeições intermediárias.
"Independentemente de ir à academia ou não, esse suplemento pode ser bem-vindo, sem exageros, na rotina de qualquer pessoa que não tenha contraindicação. Inclusive, é um suplemento de grande valia para prevenir e ajudar a tratar a sarcopenia, auxiliando na manutenção da massa magra, freando a perda de músculos que ocorre com o avanço da idade", explica a Dra. Marcella.
Veja mais:
- Dessa você não sabia: o whey protein é aliado ou inimigo da sua enxaqueca?