• Entrar
  • Cadastrar
Whey protein é ultraprocessado?! A gente explica quem pode e quem não pode fazer uso do suplemento
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Entenda quem não deve adicionar whey protein na dieta

Whey protein é ultraprocessado?! A gente explica quem pode e quem não pode fazer uso do suplemento

TudoGostoso explica se whey protein é ultraprocessado e quem não deve consumir o suplemento (Créditos: Canva) 

O whey protein é um suplemento alimentar que tem sido cada vez mais consumido por atletas e por quem busca ganho de massa muscular. Ele pode ser usado em shakes, vitaminas e até receitas como mousses e picolé de whey. Por ser tão popular, muitas dúvidas surgem sobre esse produto, e hoje o TudoGostoso vai explicar algumas delas: whey protein é ultraprocessado? Qualquer pessoa pode tomar o suplemento? Vem entender melhor!

Whey protein é ultraprocessado?

O whey protein é um produto derivado do leite que passa por um processamento até chegar ao soro do leite, a substância rica em proteína que é a base do suplemento. Dessa forma, ele pode ser considerado ultraprocessado, sim. Contudo, o whey não é visto como um alimento pela legislação brasileira e, logo, não se encaixa nessa classificação. Isso porque o whey protein é um suplemento alimentar.

Além disso, médicos e nutricionistas explicam que não é possível fazer comparativos entre o whey protein e alimentos ultraprocessados como biscoitos, balas, refrigerantes e comidas prontas, porque ele apresenta diversos benefícios para a saúde, sendo até prescrito por esses profissionais.

Benefícios do whey protein vão muito além do que você imagina

Os benefícios do whey protein são muito maiores do que as pessoas pensam. Se engana quem acredita que ele só ajuda atletas no ganho de massa muscular. A verdade é que ele também pode ser prescrito para idosos por conta da sarcopenia, assim como pessoas acamadas ou que não conseguem se alimentar de maneira adequada.

Uma dose de whey protein corresponde a 100 g de peito de frango, por exemplo. Contudo, no caso de pessoas com alguma doença ou idosos, que comem menos, o suplemento pode ser prescrito por médicos para ajudar a atingir a quantidade diária de proteína que o corpo necessita para funcionar corretamente.

No caso de pessoas jovens que comem de forma equilibrada e balanceada, é possível adquirir as quantidades de proteínas apenas através da alimentação, já que o corpo não diferencia a origem da substância, se vem da proteína do feijão, do leite, do frango, da carne etc.

Quem não pode fazer uso de whey protein?

Como o whey protein é um suplemento alimentar derivado do leite, quem não consome lactose como intolerantes e veganos deve descartar o consumo. Nesses casos, pode ser necessário consultar um nutricionista sobre suplementos que se adequem às suas necessidades. Atualmente, existem suplementos proteicos derivados de soja, ervilha, castanha e até arroz!

Também é importante ter em mente quem possui alguma condição que o consumo de proteínas deve ser moderado, como pessoas que sofrem com ácido úrico elevado.

Lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista em caso de qualquer dúvida, porque ele poderá te oferecer um tratamento personalizado para o seu caso!

Veja mais:

Onde compra? Whey que promete evitar ressaca é a nova invenção de cientistas da Suiça

Temas relacionados