Os suplementos alimentares whey protein e creatina são muito conhecidos não só por atletas, mas por quem tem buscado mudar de vida através de treinos mais intensos. Eles ajudam a melhorar a performance e o aumento de massa muscular, desde que sejam consumidos da forma correta e acompanhados de um estilo de vida saudável. Apesar disso, eles não são a mesma coisa, o que gera bastante dúvida em quem está começando agora. Pensando nisso, o TudoGostoso vai explicar qual a diferença entre whey protein e creatina, como e quando usar cada um. Confira!
Diferenças entre whey protein e creatina: entenda quais são
Como a gente explicou anteriormente, tanto o whey protein quanto a creatina são suplementos alimentares que auxiliam no ganho de massa muscular e no fortalecimento dos músculos. Porém, eles contam com algumas diferenças entre si.
A creatina é conhecida por aumentar a força e a massa muscular, visto que ela auxilia na produção de adenosina trifosfato (ATP), principal substância responsável por fornecer energia para os nossos músculos. Dessa forma, a creatina aumenta a tolerância do indivíduo a esforços mais pesados e atrasa o cansaço corporal, permitindo que ele consiga atingir um desempenho melhor nas atividades físicas.
Já o whey protein é conhecido por ser uma excelente fonte de proteínas de baixa caloria, além de conter aminoácidos essenciais para o corpo humano. Ele ajuda na recuperação do músculo graças à alta concentração de proteínas, que é a substância responsável por esse processo. E não para por aí: o whey também auxilia na construção de massa muscular. Esse suplemento é muito utilizado por atletas de longa duração durante o período de recuperação, assim como quem está procurando ganhar massa muscular com exercícios moderados e intensos.
Como usar creatina e whey protein?
A creatina pode ser administrada de várias maneiras e tudo vai depender dos objetivos e do estilo de vida que a pessoa tem. Por isso, é essencial procurar ajuda de um nutricionista e educador físico para o uso desse suplemento, porque eles irão ajudar formando um plano individualizado e personalizado para a suas necessidades. De forma geral, quem pratica exercícios físicos moderados pode consumir até 3 g de creatina por dia, durante um período que deve ser determinado por um especialista.
As quantidades de whey protein também variam de acordo com o tipo de exercício físico que você pratica, se ele é moderado ou intenso. É recomendado que uma pessoa que pratica atividade física consuma entre 1,2 gramas a 2 gramas de proteína por quilo, levando em conta todas as fontes dessa substância, como carnes, ovos, leite, frango, iogurtes, vegetais e o próprio whey. Especialistas explicam que o ideal é consumir no máximo entre 20 g a 25 g de whey protein por dia, o que equivale a um scoop.
Independente de qual suplemento você deseja utilizar, consulte um médico e um nutricionista antes de acrescentá-los ao seu dia a dia, para se certificar de que eles se encaixam na sua alimentação e saúde.