• Entrar
  • Cadastrar
Quadrilha dos suplementos: empresa vende creatina e whey protein fraudados, fora da validade e até com miolo de ratos; veja como não cair em cilada

Investigação da Polícia Civil de São Paulo sobre empresa que fazia adulteração de suplementos alimentares prendeu cinco suspeitos

Quadrilha lucrava com venda de suplementos alimentares adulterados e fora da validade  (Créditos: Canva) 

Crime envolvendo adulteração de suplementos alimentares como whey protein e creatina está sendo investigado pela Polícia Civil de São Paulo. O órgão desmanchou a quadrilha responsável pelos produtos, que têm sido cada vez mais populares entre atletas e frequentadores de academia. A quadrilha é acusada de fraudar a data de validade, chegando até a modificar os suplementos vencidos para disfarçar a aparência do produto.

Empresa que vendia whey protein e creatina adulteradas é investigada pela Polícia

Segundo a reportagem do Fantástico, da TV Globo, que foi ao ar na noite do último domingo (9), cinco membros do grupo foram presos. José Roberto Adriano Ferreira de Assis, conhecido como Betão, é o dono da empresa investigada pela Polícia Civil, e segundo eles, também é o chefe do esquema. Em uma conversa de telefone, ele dizia a um colega que havia até miolo de rato dentro de um produto.

A empresa vendia vitaminas, whey protein, creatina e outros suplementos alimentares a um preço bem menor do que o praticamente no mercado, o que os torna atraente para os consumidores. Era possível encontrá-los em lojas físicas e pela internet.

Durante uma conversa interceptada, Betão confirma que ganhava muito dinheiro com a venda dos suplementos fraudados: “É nesses que eu ganho dinheiro, véio. Eu virei o lixão. Todo mundo me procura para vender coisa estourada já.”

O início das investigações da Polícia Civil sobre Betão foi por fraude fiscal. No entanto, durante o processo, o crime contra a saúde pública foi desvendado. Uma boa parte dos produtos que foram vendidos pela empresa estavam fora do prazo de validade.

Suplementos fora da validade: como a quadrilha fazia para deixá-los “novos”

O esquema feito era relativamente simples. Quando os suplementos passam da validade, eles começam a empedrar. Para disfarçar o estado, o grupo abria os produtos e passavam por um processador, fazendo com que ele ficasse com aspecto de novo. Em seguida, o suplemento era reembalado e vendido por um preço bem menor.

Os riscos do consumo de suplementos fora da validade são imensos, com intoxicações graves que podem causar a morte. Além da Polícia Civil de São Paulo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também fará uma investigação sobre o caso.

O dono da empresa, Betão, já está em liberdade por decisão da Justiça, embora a investigação policial siga em andamento.

Cuidados na hora de comprar suplemento alimentar: o que você precisa saber para não cair em cilada

Quando falamos de suplemento alimentar, é preciso ter o mesmo cuidado que temos na hora de fazer compras de alimentos. Sempre duvide de preços muito abaixo dos praticados pelo mercado, essa é a principal dica. Afinal, todo mundo sabe que o barato pode sair muito caro, não é mesmo?

Na hora de comprar o seu whey protein ou sua creatina, fique de olho em marcas mais conhecidas, que você saiba a procedência, e em lojas de suplementos que possuem certificações. Não aceite doações de colegas em que a embalagem já esteja aberta. E não esqueça de verificar sempre o prazo de validade dos produtos!

Em caso de qualquer suspeita de produto fraudulento, contate as autoridades imediatamente e suspenda o uso do produto!

Veja mais:

Cuidado com os temperos que você compra! Estudo mostra que tem produto adulterado no mercado e explicamos como não cair em cilada

Temas relacionados