• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios do Whey Protein: é isso que acontece com o seu corpo quando você toma no HORÁRIO CERTO

O Whey Protein é um dos suplementos mais populares entre os adeptos de musculação e outras atividades físicas. Saiba mais sobre os benefícios da proteína e como ela age no organismo. 

Quem faz musculação e pratica atividades físicas com regularidade, certamente, já ouviu falar do Whey Protein. O suplemento alimentar auxilia no ganho de massa muscular e recuperação do corpo após os exercícios. Rico em proteínas de alto valor biológico, ele pode ser consumido de diversas maneiras. Aqui no TudoGostoso nós já ensinamos várias receitas com o Whey Protein, inclusive de doces, bolos e sorvetes. Porém, a melhor forma de consumi-lo é diluída na água, leite ou em shake.

Mesmo com tanta fama, muitas pessoas ainda não sabem exatamente qual a função do Whey e seus reais benefícios para a saúde. Pensando nisso, nós separamos as principais dúvidas sobre o suplemento e seus efeitos no corpo. Confira.

O que é Whey Protein?

O Whey Protein é um suplemento feito a partir da extração da proteína do soro do leite. Sua função é estimular a formação de massa magra e ajudar na recuperação muscular no pós-treino. Por isso, ele é tão benéfico para quem pratica exercícios físicos, principalmente aqueles de alta intensidade e musculação.

O Whey pode ser encontrado em três tipos: concentrado, isolado e hidrolisado. A principal diferença está na concentração de proteína e composição. O isolado é o mais puro e contém cerca de 90% de proteína. Já o concentrado tem 80% de proteína, além de gordura, lactose e outros nutrientes.

O hidrolisado, por sua vez, pode ter o mesmo percentual proteico dos outros dois tipos, mas com menos carboidratos. Por isso, ele é mais fácil de ser absorvido pelo organismo e costuma ser indicado para quem tem problemas de digestão

Benefícios do Whey Protein: veja o que o suplemento faz no nosso corpo

O Whey fornece as proteínas e aminoácidos essenciais para a reconstrução e recuperação dos músculos. Por isso, sua principal função é auxiliar no ganho de massa muscular e melhorar o rendimento esportivo. Mas esses não são os únicos benefícios do suplemento. Na verdade, o seu consumo pode ajudar o organismo de diversas maneiras, dentre as quais podemos citar.

  • Auxilia na recuperação muscular pós-treino

O Whey é uma fonte de proteínas de alta qualidade. Ele reduz o dano muscular provocado pela prática esportiva e acelera a recuperação dos tecidos.

  • Melhora o desempenho

As proteínas do whey também oferecem mais energia durante a prática de exercícios físicos. Portanto, seu consumo antes do treino deixa o corpo mais disposto e, consequentemente, aumenta o desempenho esportivo.

  • Auxilia na perda de peso

Embora o foco do Whey não seja ajudar na perda de peso, ele acaba sendo um aliado no processo de emagrecimento. Isso porque ele aumenta a sensação de saciedade e controla o apetite, fazendo com que a pessoa sinta menos fome ao longo do dia.

  • Fortalece o sistema imunológico

Além das proteínas, o Whey também é fonte de outros nutrientes que ajudam a fortalecer a imunidade. A proteína do leite é uma das percussoras da glutationa, um antioxidante que protege o organismo de diversas toxinas.

  • Ajuda na saúde óssea

O Whey contém cálcio, nutriente mais importante para a saúde dos ossos. Por isso, ele também melhora a saúde óssea e previne problemas como osteoporose e eventuais fraturas.

  • Contribui para a saúde cardiovascular

O Whey reduz a pressão arterial, o colesterol e os níveis de triglicerídeos, reduzindo os riscos de doença cardiovasculares.

Quando e como tomar Whey Protein?

O Whey Protein é indicado para pessoas que praticam atividades físicas. A quantidade recomendada depende dos objetivos individuais, rotina de treino e estilo de vida de cada pessoa. Em relação ao horário, não existe uma regra, mas o ideal é consumir o suplemento de manhã antes ou depois do treino. O principal motivo é que esse é o melhor momento do dia para repor os nutrientes, pois é quando o corpo absorve mais rápido as proteínas. Assim, os benefícios do Whey são mais bem aproveitados.

Não há problemas em tomar Whey em jejum. Como o suplemento não altera os níveis de glicemia, não há risco de picos de insulina logo pela manhã. Aliás, não existem restrições para o consumo do produto por pessoas diabéticas, desde que o uso seja feito com orientação médica.

É importante reforçar a importância de sempre consultar um profissional antes de iniciar o consumo de Whey. Além disso, sua ingestão não substitui as refeições do dia. O suplemento trabalha em conjunto com um estilo de vida saudável, que inclui principalmente uma dieta balanceada.

Veja também:

Whey protein engorda? Só quem treina pode tomar? Endocrinologista esclarece principais dúvidas
É saudável comer barra de proteína? Entenda benefícios e o jeito certo de incluir na alimentação

Temas relacionados