• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios do inhame: é isso que acontece com o seu corpo se respeitar o tempo certo de cozimento

O inhame é considerado por muitos como "a batata brasileira", mas você sabe como prepará-lo e quais os seus benefícios para a saúde? Confira!

O inhame precisa cozinhar pelo tempo correto para liberar todos os seus benefícios! (Créditos: Shutterstock)

O inhame é uma excelente fonte de carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais que são essenciais para um ótimo bem-estar e faz a sua saúde agradecer por ele ser adicionado em sua rotina alimentar. Mas para ter acesso a todos esses nutrientes ele deve ser cozido da maneira correta! Veja agora o que acontece com seu corpo ao incluir inhame em sua alimentação. Venha descobrir no TudoGostoso!

Qual é o tempo certo para cozinhar o inhame?

O inhame é recheado de nutrientes e benefícios importantes para o corpo, mas para que eles sejam obtidos em sua totalidade, é necessário que o vegetal seja cozido da maneira correta. Ele não pode ser ingerido cru, pois apresenta algumas substâncias tóxicas, então o tempo que o vegetal passa no fogo é muito importante! Primeiro, ele deve ser lavado muito bem, retirando o máximo de terra possível. Depois, basta colocar água em uma panela até cobri-lo e deixar cozinhar por cerca de 40 minutos! Ele pode ser um ótimo substituto para a batata e outros carboidratos, podendo ser usado em saladas, sucos, sopas, snacks, purês, pães e entre outras receitas.

Inhame combate doenças cardíacas

O inhame apresenta uma alta quantidade de vitamina B6, necessária ao organismo para quebrar uma substância chamada homocisteína, responsável por danificar as paredes dos vasos sanguíneos e fazer com que o sangue tenha dificuldades de circular. O excesso de homocisteína pode levar a problemas cardíacos graves. Além disso, a presença do potássio controla a frequência cardíaca e a pressão arterial, combatendo os efeitos do sódio e evitando a hipertensão. Para completar o combo para ter uma saúde do coração de dar inveja, o inhame também possui compostos chamados fitoesteróis, que servem para bloquear a absorção do colesterol ruim. Só vantagens, né?

Tenha mais energia com o inhame

Por vezes te bate aquele desânimo para praticar exercícios físicos ou até mesmo para fazer coisas pequenas na rotina? O inhame pode te ajudar! Esse vegetal fornece energia por possuir carboidratos complexos, que são a principal fonte de combustível para o corpo humano. Os carboidratos são quebrados em glicose durante a digestão, fornecendo energia ao corpo. Além disso, o inhame também contém uma boa quantidade de fibras, vitaminas e minerais, como vitamina C, potássio e manganês, que ajudam a manter o corpo saudável e fornecem nutrientes adicionais para sustentar as funções metabólicas.

Inhame é aliado do emagrecimento

Pensando em perder peso? O inhame pode ser usado na sua dieta saudável! Por conter carboidratos complexos e fibras, ele mantém a sensação de saciedade por mais tempo, diminuindo a vontade de comer ao longo do dia e favorecendo o emagrecimento. Também devido ao seu alto teor de fibras, o inhame pode ajudar a promover a saúde digestiva, prevenindo a constipação e promovendo a regularidade intestinal. Adicionar essa fonte nutritiva em sua dieta pode contribuir significativamente para sua saúde e bem-estar geral.


Veja mais

Por que Ivete Sangalo bebe água com limão em jejum? O marido da cantora (e nutricionista!) explica
É isso que acontece com o seu corpo se você tomar refrigerante todos os dias
Tomate na geladeira? É isso que acontece com a fruta quando você armazena do jeito errado, segundo biomédico

Temas relacionados