• Entrar
  • Cadastrar
Creatina além do músculo: novo estudo mostra como suplemento atinge cérebro e memória

Estudo avalia as consequências do uso da creatina a partir do estresse, causado pela privação de sono na pesquisa, e tem resultados surpreendentes 

Creatina além do músculo: novo estudo mostra como suplemento atinge cérebro e memória

Novo estudo mostra as consequências da creatina para o cérebro (Foto: Shutterstock)

O uso regular de creatina pode trazer benefícios que vão além do ganho de músculos. Embora seja formada organicamente pelo corpo através da produção natural ou por meio da alimentação, a creatina se tornou popular no mundo todo entre atletas e praticantes de exercícios físicos graças à sua versão concentrada em formato de suplemento.

Assim como a proteína do soro de leite (whey protein), a creatina ganha cada dia mais adeptos e é objeto de pesquisas sobre os efeitos que pode oferecer além da construção muscular.

Um novo estudo acaba de mostrar que o suplemento é capaz de melhorar o processamento cerebral e a memória de curto prazo. Descubra mais detalhes!

Creatina ajuda a combater a fadiga mental

De acordo com o estudo realizado por pesquisadores alemães e publicado na revista científica Scientific Reports, o suplemento ajuda no combate à fadiga mental após um período de privação de sono.

Ao aumentar a dosagem de creatina, o estudo mostrou que há uma melhora temporária do desempenho cognitivo afetado pela fadiga mental da privação de sono.

"Esses resultados sugerem que uma dose única elevada de creatina pode reverter parcialmente as alterações metabólicas e a deterioração cognitiva relacionada à fadiga", ressaltam os pesquisadores na publicação.

Estudo descobre relação da creatina com a melhora da memória

O experimento teve a participação de 15 voluntários. A orientação é que eles deveriam ficar acordados durante uma noite inteira enquanto realizavam algumas tarefas com testes cognitivos.

Os pesquisadores perceberam um efeito positivo no metabolismo cerebral e no desempenho cognitivo dos participantes três horas depois de tomarem o composto de creatina, atingindo um pico após quatro horas. A duração desse estágio se manteve por nove horas.

Outro efeito destacado foi as melhorias associadas à capacidade de processamento e à memória de curto prazo. A privação do sono desencadeia alterações no metabolismo cerebral que promovem a captação celular de creatina.

Esse foi o primeiro estudo visando avaliar as consequências desse processo a curto prazo a partir do "estresse", relacionado à privação de sono.

Como a creatina atua no corpo e quais são os benefícios do suplemento?

A creatina promove o aumento muscular, aliado aos exercícios físicos, como uma espécie de combustível para os músculos. As fibras musculares armazenam a maior parte da creatina e a outra parte vai para o cérebro.

Através do suplemento, há ainda a melhora na recuperação muscular após os exercícios e a melhoria da densidade óssea graças ao ganho de massa magra, o que ajuda na prevenção de doenças crônicas.

O composto concentrado vai reforçar o "estoque" dos músculos, já que o corpo produz creatina naturalmente ao longo do dia.

Creatina engorda? Conheça alguns efeitos colaterais do suplemento

Os especialistas não indicam o consumo de altas quantidades de creatina. Isso porque, além de causar inchaço como efeito colateral em alguns casos - que pode estar relacionado ao tipo da creatina - o uso de doses exageradas pode gerar desconforto gastrointestinal.

Dentre os possíveis efeitos, estão náuseas e diarreia, além cãibras e desidratação. Assim como no uso de qualquer suplemento, deve-se consumir a dosagem equilibrada, mesmo nos dias em que você esquecer de tomar, para evitar a possível sobrecarga dos rins e no fígado.

"Por enquanto, não é aconselhável tomar doses tão altas de creatina em casa, pois altas doses da substância sobrecarregam os rins e podem causar riscos à saúde", afirma Ali Gordjinejad, autor principal do estudo e coordenador do Instituto de Neurociências e Medicina (INM-2) no centro de pesquisa Forschungszentrum Jülich, na Alemanha, ressalta sobre os cuidados com a dosagem.

"Se estudos futuros mostrarem um aumento no desempenho cognitivo em doses mais baixas, a creatina poderá tornar-se um sério concorrente do café durante longas noites de trabalho", acrescenta ele.

Veja mais!

Cafeína atrapalha os efeitos da creatina? Nutricionista esportivo responde se pode misturar as substâncias

A creatina contém cafeína? Veja a composição do suplemento e seus efeitos no organismo

Temas relacionados