• Entrar
  • Cadastrar
Cafeína atrapalha os efeitos da creatina? Nutricionista esportivo responde se pode misturar as substâncias

Entenda quais são os impactos no organismo ao combinar o suplemento com a cafeína.

Pode ou não combinar café com a creatina para ter melhores resultados nos treinos? (Foto: Freepik)

O consumo da cafeína atrapalha ou não o efeito da creatina? Muita gente que faz o uso do suplemento questiona se os resultados podem ser impactados ao ingerir algum tipo de alimento ou uma bebida rica em cafeína em um curto intervalo de tempo.

Para entender o que acontece com o corpo, o nutricionista esportivo Peterson Mendes (@petersonmendesz) compartilha algumas informações baseadas em revisões de estudos sobre o assunto.

A creatina vem sendo bastante utilizada por atletas e pessoas que desejam melhores resultados nos treinos, seja para o ganho de massa muscular ou para o aumento da força.

E em meio a tantas promessas desse produto, que se tornou o novo queridinho depois do fenômeno do whey protein, muitas dúvidas aparecem também, como a verdade sobre o ganho de peso.

O que acontece se combinar o consumo de cafeína com creatina?

De acordo com o especialista, o efeito da concorrência entre a creatina e a cafeína vem sendo um tema relevante no mundo da nutrição esportiva, uma vez que as duas substâncias são amplamente utilizadas como auxiliares ergogênicos na melhora do desempenho nos exercícios.

Em uma revisão que incluiu 10 estudos realizada em 2023, disponível no site "PubMed", algumas dúvidas sobre o assunto foram analisadas. Segundo ele explica, os resultados sugerem que a combinação de cafeína e creatina proporcionou um efeito adicional em comparação com a creatina isoladamente em três dos cinco estudos em que a cafeína foi consumida após a carga de creatina.

No entanto, quando a cafeína foi ingerida diariamente durante o protocolo de carga de creatina, benefícios adicionais foram observados em apenas um dos estudos analisados. Desta forma, é possível que a cafeína atrapalhe a creatina somente na fase inicial de carga.


Pode combinar cafeína e creatina? Veja a orientação de especialista

Para Peterson Mendes, não é necessário se alarmar com os resultados levantados na revisão dos estudos. Embora tenha apontado algumas alterações possíveis nos resultados, não há nada definitivo sobre a relação da cafeína com a creatina.

"Mas, na minha opinião, como o uso da creatina é de longuíssimo prazo, no final não vai fazer menor diferença se você tomar ou não a cafeína ou o seu cafezinho", avalia o nutricionista esportivo.

Mas para as pessoas que estão começando a usar a creatina agora e que temem que o treino seja impactado pela combinação, a dica do profissional é evitar tomar cafeína "durante a fase inicial de carga".

Veja mais!

Pré-treino: o que comer para melhorar o desempenho de acordo com o tipo de exercício.

Você está gastando seu dinheiro com suplemento sem precisar: esse alimento é um pré-treino mais barato.

Temas relacionados