• Entrar
  • Cadastrar
Whey protein falsificado: homem é preso por usar impressionante substância para fabricar o suplemento
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

Fábrica clandestina usava pó de sorvete para fabricar Whey Protein falsificado no litoral paulista

Whey protein falsificado: homem é preso por usar impressionante substância para fabricar o suplemento

Fábrica vendia mistura de extrato de soja e pó de sorvete como se fosse Whey Protein. (créditos: Shutterstock)

Já imaginou comprar um Whey Protein e descobrir que na verdade o produto não passa de pó de sorvete? Pois uma fábrica clandestina está sendo investigada pela Polícia Civil de São Paulo por fraudar anabolizantes e outros suplementos alimentares em Mongaguá, no litoral paulista. O responsável pelo golpe, químico de 43 anos, foi preso em flagrante, na última segunda-feira (9).

Segundo o boletim de ocorrência, a equipe policial soube sobre a existência da fábrica após receber uma denúncia anônima. Ao entrar no imóvel onde era produzido o suplemento proteico, a equipe encontrou uma substância semelhante a maconha e uma bandeja com extrato de soja e um pó para fabricação de sorvete. Além desses materiais, também foram encontradas nove embalagens com rótulos de Whey Protein, potes vazios e agulhas.

Como funcionava a falsificação de Whey Protein 

No imóvel também foram encontrados frascos de anabolizantes, testosterona, glutamina e mais e outros hormônios e suplementos alimentícios. Além disso, os policiais encontraram cápsulas vazias, 15 quilos de extrato de soja e alicates de pressão. Ao ser questionado sobre o que faria com os materiais encontrados, o homem confessou que os utilizava para produzir suplementos falsificados e ainda revelou que misturava pó de soja e sorvete para criar “Whey Protein”.

Para produzir o suplemento falsificado, o homem misturava extrato de soja e pó de sorvete para criar aroma e textura semelhantes ao Whey Protein original. O químico também produzia anabolizantes a partir de uma mistura de ácidos, produtos químicos e óleos.

À polícia, o suspeito afirmou que tinha o auxílio de outras duas pessoas, que residem em São Vicente, também no litoral paulista. Um deles tinha a função de distribuir os produtos falsificados em farmácias e academias de musculação na região. Já o outro seria o líder do esquema, sendo responsável pela parte financeira. 

Como evitar cair no golpe do Whey Protein falsificado 

O mercado de falsificação de suplementos, incluindo o Whey Protein, é grande. Por isso, quando for optar por produtos para complementar a alimentação, é importante ficar atento para não cair em golpes. Além de não oferecer os benefícios esperados, em alguns casos, os suplementos falsos podem ser perigosos para a saúde. Aqui estão algumas dicas de como evitar cair nesse tipo de armadilha. 

Compre de fontes confiáveis

Prefira comprar suplementos em lojas, farmácias ou sites de boa reputação e que trabalham com marcas estabelecidas no mercado.

Fique atento ao preço

Se o preço do suplemento estiver muito abaixo do preço médio de mercado, desconfie. Produtos falsificados geralmente são mais baratos justamente para atrair compradores com a falsa promessa de "desconto".

Observe a embalagem

Fique atento a qualquer alteração no design da embalagem. Marcas renomadas costumam ter embalagens bem padronizadas e com acabamentos de qualidade. Muitas marcas de suplementos também colocam um selo de autenticidade no rótulo, que pode ser verificado online ou por meio de aplicativos específicos. Verifique se o rótulo apresenta informações completas sobre o produto, como ingredientes, tabela nutricional e data de validade. 

Verifique o lote e a validade

Cheque o número de lote e a data de validade do produto na embalagem. Se esses dados estiverem ausentes, mal impressos ou se o produto já estiver vencido, desconfie imediatamente. Alguns sites de marcas fornecem uma ferramenta para verificar a autenticidade do lote, e você pode utilizar essa ferramenta para garantir que o produto é verdadeiro.

Pesquise sobre a marca

Pesquise sobre a reputação da marca do suplemento que está comprando. Consulte opiniões de consumidores em sites especializados, fóruns e redes sociais para ter certeza de que está adquirindo um produto de confiança.

Desconfie de vendedores sem histórico

Desconfie de vendedores que não tenham um histórico de vendas consistente. Caso o vendedor não forneça informações claras sobre a origem dos produtos, é melhor buscar outra opção. Não se deixe seduzir por ofertas muito boas, pois, em muitos casos, o barato sai caro.

Esses cuidados podem te ajudar a garantir que você está consumindo um produto de qualidade e seguro para a saúde!

Veja também:

Quem não faz atividade física pode usar Whey Protein? Nutricionista responde
Como escolher o melhor whey protein ? Nutricionista explica a diferença entre os tipos e qual tomar

Temas relacionados