
Esta fruta ajuda na prevenção de doenças ósseas e no ganho de massa muscular. (créditos: Shutterstock)
Frutas são alimentos essenciais para quem busca mais qualidade de vida. Além de serem muito saborosas, elas são extremamente nutritivas e oferecem uma variedade de benefícios. Entre tantas opções, existe uma fruta desidratada que impressiona pelo seu alto teor de fibras, antioxidantes e proteínas. Por isso, não faltam motivos para incluí-la na sua dieta, principalmente para quem quer fortalecer os ossos e aumentar a massa muscular.
Descubra a seguir que fruta é essa e como incorporá-la na sua alimentação.
Comer essa fruta ajuda a reduzir risco de fraturas e osteoporose
A ameixa seca é uma fruta rica em proteínas e minerais como potássio, magnésio e manganês. Todos esses nutrientes são de extrema importância para a saúde óssea e para a prevenção de doenças como a osteoporose. Um estudo publicado na revista científica Osteoporosis International descobriu que mulheres na pós-menopausa que consumiam ameixas secas regularmente tinham uma densidade óssea significativamente maior em comparação com aquelas que não consumiam.
As ameixas também contêm compostos bioativos, como polifenóis, com ação antioxidantes e anti-inflamatória que ajudam a proteger os ossos contra o dano oxidativo causado pelos radicais livres. Além disso, o consumo da fruta também pode estimular a atividade dos osteoblastos, as células responsáveis pela formação de novo tecido ósseo.
Benefícios da ameixa seca: fruta é aliada na dieta de quem deseja aumentar a massa muscular
As proteínas da ameixa seca são muito importantes para a construção, manutenção e reparação dos tecidos musculares, além de ser fundamental para vários processos metabólicos no corpo. Por isso, o consumo de fontes de proteína é fundamental para quem deseja aumentar a massa muscular. Mas os benefícios da fruta não param por aí. Outras vantagens de consumir ameixa seca regularmente são:
Combate a prisão de ventre: a ameixa seca é rica em fibras como pectina, celulose e hemicelulose, que ajudam a regular o intestino e a aliviar a prisão de ventre. Além disso, possui um laxante natural que facilita a eliminação das fezes.
Protege contra doenças cardiovasculares: possui vitamina C e vitamina K que previne a calcificação das artérias e mantém os vasos sanguíneos saudáveis. A fruta também controla a pressão arterial devido aos seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.
Ajuda a reduzir o colesterol: possui pectina, fibra que reduz a absorção da gordura dos alimentos e diminui o colesterol.
Ajuda a emagrecer: pode ajudar na redução de peso porque é rico em fibras que reduzem o tempo de digestão e aumentam a sensação de saciedade.
Como incorporar ameixas secas em sua dieta?
A chave para se beneficiar do consumo da ameixa seca é ingerir a fruta in natura. No entanto, a porção diária deve ficar entre 4 a 6 unidades, pois quando a fruta está desidratada, todos os nutrientes ficam mais concentrados e, consequentemente, o alimento é mais calórico.
As ameixas secas podem ser adicionadas a preparações como sucos, smoothies, geleias e iogurte com aveia ou cereais.
Veja também:
Saiba os benefícios do chá de ameixa com limão e como fazer a infusão da melhor forma
20 receitas com ameixa: veja como fazer bolos e doces com a fruta