• Entrar
  • Cadastrar
Dieta hiperproteica: descubra se o alto consumo de proteína pode causar doenças renais

Estudos recentes avaliaram se os rins podem ficar sobrecarregados ou serem afetados com o alto consumo de proteínas.

Dieta hiperproteica: descubra se o alto consumo de proteína pode causar doenças renais

O alto consumo de proteína afeta os rins? (Foto Shutterstock)

Os rins são prejudicados com o consumo de muita proteína? Essa dúvida foi respondida em um estudo realizado para entender de que forma a alta ingestão dos alimentos ricos em proteína impactam no funcionamento dos órgãos.

Pesquisadores de universidades da Alemanha e do Reino Unido analisaram os efeitos das dietas hiperproteicas nos rins e avaliaram a possibilidade de causar doenças.

Se você é o tipo de pessoa que costuma incluir esse tipo de alimento em altas quantidades no cardápio do dia a dia, confira quais foram as conclusões dos estudiosos para saber se vale a pena mudar alguns hábitos como prevenção da saúde renal.

Pesquisa revela se o alto teor de proteína causa doença renal

Os cientistas iniciaram a partir do conceito de que alterações na ingestão de proteína dietética atingem metabolicamente as funções renais. E, ao mesmo tempo, não se sabe sobre as consequências opostas da HPI (Ingestão prolongada de proteínas) para a saúde renal.

O objetivo da análise foi avaliar as evidências viáveis para uma relação entre a HPI e doenças renais. O método contou com um exame detalhado de artigos publicados até dezembro de 2022.

A conclusão dessa evidência foi denominada como "possível" ao risco de cálculos não estarem associados ao HPI e que a albuminúria (presença de albumina na urina e forte indicador de disfunções renais) não ser elevada por meio do HPI.

Dieta com alto teor de proteína não causa doença renal

De acordo com a conclusão do estudo, nenhum dos resultados detectaram evidências de que o HPI pode causar cálculos ou qualquer outro tipo de doenças renais. Portanto, o consumo de alimentos ricos em proteína vegetal e animal não parece ser um problema para os rins.

A orientação de especialistas é que se calcule a quantidade adequada de proteína para o consumo correto, uma vez que pode essa quantidade pode mudar de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Veja mais:

Como eliminar pedras nos rins comendo: descubra os alimentos que combatem a doença.
Leite vegetal pode substituir o leite de vaca? Veja se vale a pena incluir a bebida no seu cardápio.

Temas relacionados