• Entrar
  • Cadastrar
Ora-pro-nóbis é hortaliça maromba? Rica em proteína, folha ganhou apelido de 'carne verde'

Quais os benefícios do ora-pro-nóbis? O TudoGostoso lista abaixo como a chamada "carne verde" pode ser amiga da sua saúde

Ora-pro-nóbis é conhecida como "carne verde" por causa da grande quantidade de proteína em sua composição. (Crédito: Shutterstock)

O ora-pro-nóbis é uma hortaliça nutritiva com teor de proteína que varia de 28% a 32% na matéria seca. Não à toa é popularmente chamada de "carne verde". Sua folha também apresenta quantidades consideráveis de potássio, magnésio, zinco, cálcio e ferro, além de fibras. Você imaginava tudo isso?

O curioso é que o ora-pro-nóbis é uma espécie de "primo" dos cactos, seu ancestral primitivo, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Apesar disso, é uma das únicas cactáceas com folhas verdadeiras e com uso na alimentação como hortaliça. Por isso, pode ser consumida de várias formas.

Como comer ora-pro-nóbis?

Apesar de ser comumente consumido cozido, o ora-pro-nóbis também pode ser ingerido cru em saladas, bem como seus brotos. Há ainda a possibilidade de ingerir esta planta alimentícia não convencional (PANC) em receitas de pães e bolos. Devido ao seu riquíssimo percentual de proteína, o ora-pro-nóbis também é uma excelente opção para os adeptos de dietas vegetarianas e veganas.

Fonte de fibras

Por ser rica em fibras alimentares, a hortaliça é uma aliada do intestino. Ajuda no funcionamento do órgão e evita a prisão de ventre. Os nutrientes também são excelentes para ajudar na saciedade.


Veja mais:

Ora-pro-nóbis: benefícios e 8 receitas com essa planta que você pode ter em casa

Lanches vegetarianos: veja 12 ideias supercriativas

Temas relacionados