• Entrar
  • Cadastrar
Ora-pro-nóbis: planta é mesmo uma proteína? Descubra poderes desse macronutriente

A ora-pro-nóbis ganhou popularidade por ser uma boa fonte de proteína: saiba mais sobre esse e outros benefícios dessa planta. 

Ora-pro-nóbis: descubra benefícios da planta comestível não-convencional (Foto: Shutterstock)

Já ouviu falar no termo PANC? Ele significa Plantas Alimentícias Não Convencionais e se refere a uma ampla variedade de ingredientes que, muitas vezes, nem sabemos que são comestíveis. Dentre elas está a ora-pro-nóbis, que vem ganhando espaço no cardápio de quem busca uma alimentação mais saudável.

Nativa da América Latina, a ora-pro-nobis é considerada por muitos uma fonte de proteína. Mas será que isso é verdade? De acordo com o nutricionista Thiago Bronze, é preciso prestar atenção na diferença entre folha fresca e folha seca desse vegetal: a folha fresca traz 2,7g de proteína para cada 100g, enquanto a nas folhas secas o teor médio de proteína aumentou: varia de 21,6 a 25% da composição do vegetal.

Ora-pro-nobis é um multivitamínico natural

E a ora-pro-nóbis tem mais benefícios do que a presença de proteínas: ela rica em fibras, vitaminas e minerais essenciais. Essa combinação faz dela um alimento nutricionalmente muito eficaz, contribuindo para melhorias em diversos aspectos da saúde, incluindo a saúde digestiva e imunológica.

Os aminoácidos essenciais em sua composição também valem ser destacados: são cruciais para a construção e reparo dos tecidos do corpo, desempenhando um papel crucial no funcionamento adequado do organismo. “10 folhas dessa planta fornecem 15% do ferro que você precisa por dia, 51% do cálcio, 57% do zinco e 110% do magnésio e 300% do manganês ”, afirmou o nutricionista Adriano Caceres.

Como usar a ora-pro-nóbis na cozinha?

Suas folhas podem ser utilizadas em diversas preparações, como saladas, sopas, refogados e sucos. Essa versatilidade facilita a inclusão da planta em diferentes tipos de dietas, como as de emagrecimento ou de ganho de massa muscular.

Contudo, é importante ressaltar que a ora-pro-nóbis, assim como qualquer alimento, deve ser consumida de maneira equilibrada e integrada a uma dieta variada. Não se trata apenas de obter proteínas, mas de garantir uma ingestão balanceada de todos os nutrientes necessários para manter a saúde e o bem-estar.

Portanto, a ora-pro-nóbis pode, sim, adicionar mais proteínas ao seu dia a dia, mas seu valor vai além desse macronutriente: inclua essa PANC em seu cardápio e comprove não apenas seus benefícios para a saúde, como também a possibilidade de explorar novos sabores e preparações.

Veja mais:

- Conhece a Serralha? Descubra benefícios e receitas dessa outra PANC;

- Aqui está o ingrediente que você deve sempre adicionar ao seu chá verde para multiplicar seus benefícios!

Temas relacionados