Você já deve ter ouvido falar da ora-pro-nóbis, uma planta nativa do Brasil com diversas utilidades. Essa planta trepadeira com folhas comestíveis é rica em proteínas, vitaminas e minerais, especialmente ferro.
Popular na culinária brasileira, especialmente em Minas Gerais, seu consumo pode ser um ótimo complemento nutricional para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a saúde intestinal e ajudar na prevenção de anemia.
O melhor de tudo é que dá para plantar ora-pro-nóbis em casa facilmente. Ela se adapta bem a solos arenosos e ricos em matéria orgânica e deve ser plantada em local com boa exposição ao sol. Além disso, por ser uma planta rústica, não exige muitos cuidados.
Vamos ver como é o plantio da ora-pro-nóbis!
Tenha sempre ora-pro-nóbis em casa!
Reconhecida como uma planta alimentícia não convencional, a ora-pro-nóbis tem ganhado cada vez mais destaque por suas propriedades nutricionais e medicinais. É possível consumir a planta de várias maneiras, por exemplo:
- Sucos e vitaminas
- Saladas e pratos cozidos
- Omeletes, tortas e quiches
A versatilidade da ora-pro-nóbis faz dela um ingrediente valioso na cozinha e você pode tê-la sempre que quiser seguindo essas dicas de plantio!
Plantando ora-pro-nóbis
A ora-pro-nóbis é uma planta de fácil cultivo, sendo ideal para qualquer espaço ensolarado. Apenas evite plantá-la em áreas de passagem, pois possui espinhos.
Uma boa ideia é escolher um vaso largo e profundo (30-40 cm de diâmetro), permitindo assim um bom desenvolvimento das raízes e a produção de folhas. Nesse vaso, use uma mistura de terra vegetal, areia grossa e composto orgânico ou esterco curtido, garantindo boa drenagem.
Escolhido o vaso, você vai precisar de uma muda de ora-pro-nóbis ou de “estacas”, ou seja, galhos da planta que têm espessura de um lápis, com comprimento de 15 a 20 cm. Nesse caso, retire as folhas que ficarão em contato com o solo antes de plantar.
Feito isso, insira as estacas no substrato, garantindo que fiquem firmes. Após o plantio, é importante manter a umidade do solo e expor a planta a pelo menos quatro horas de sol diariamente. Para estimular o crescimento, recomenda-se adubar a cada 30 dias com um fertilizante adequado.
Colheita e uso
Com os devidos cuidados, as mudas de ora-pro-nóbis devem estar prontas para a colheita em dois meses. A planta não apenas fornece folhas frescas, mas também pode produzir pequenos frutos comestíveis. Além de seu valor alimentar, ela é uma bela adição a qualquer ambiente, servindo como planta ornamental.
Gostou dessas dicas? Então veja tudo que você precisa saber para ter uma horta no seu apartamento