• Entrar
  • Cadastrar
Poucas pessoas sabem, mas a flor da ora-pro-nóbis é repleta de benefícios e muito fácil de ser cultivada
Amanda LopesPor  Amanda Lopes  | Redatora

Fascinada por MasterChef, culinária nordestina, pratos empanados, receitas rápidas e drinks diferentes, Amanda não abre mão de um bom cafezinho acompanhado de água com gás após o almoço, mesmo nos dias quentes.

Planta famosa apresenta flores pouco conhecidas, mas tão benéficas quanto!

Poucas pessoas sabem, mas a flor da ora-pro-nóbis é repleta de benefícios e muito fácil de ser cultivada

Tenha flores de ora-pro-nóbis por perto! (Créditos: Shutterstock)

Conhecida principalmente pelas folhas ricas em proteínas, a ora-pro-nóbis ainda guarda um segredo pouco explorado: suas flores delicadas também oferecem uma série de benefícios à saúde. Além de nutritivas, elas são comestíveis e podem ser usadas em diversas receitas. E o melhor de tudo é que cultivar essa planta é simples, exigindo poucos cuidados e se adaptando bem a diferentes tipos de solo e clima. Descubra por que incluir a flor da ora-pro-nóbis na sua rotina pode ser uma excelente ideia!

Benefícios da flor de ora-pro-nóbis

Assim como as folhas, as flores da ora-pro-nóbis são ricas em nutrientes. Elas contêm proteínas de alta qualidade, vitaminas (principalmente A, C e do complexo B) e minerais como ferro, cálcio e fósforo. Por serem ricas em vitamina C e outros nutrientes que fortalecem o sistema imunológico, as flores de ora-pro-nóbis ajudam o corpo a se defender melhor contra infecções, gripes e resfriados. O consumo das flores pode ajudar a reduzir processos inflamatórios no corpo, auxiliando no controle de doenças como artrite, gastrite e problemas intestinais.

Além disso, as flores também possuem potencial cicatrizante, são boas para a saúde digestiva, é fonte de antioxidantes e etc.

Como cultivar

Você pode plantar ora-pro-nóbis a partir de mudas, que pegam muito fácil. Corte um galho de uns 20 cm, retire as folhas da parte de baixo e plante direto na terra úmida. Em poucas semanas, o galho cria raízes. No início, mantenha a terra sempre úmida, sem encharcar. Depois que a planta estiver bem desenvolvida, ela se torna muito resistente à seca e precisa de regas apenas quando o solo estiver muito seco, até porque ela deve ficar em um local que receba bastante luz direta.

Fazer podas leves regularmente ajuda a planta a ficar mais cheia e a produzir mais flores. Retire galhos secos ou muito velhos. Isso estimula brotações novas, que são as que mais florescem.

Veja mais

Adeus alface murcha: essa é a melhor maneira de manter as folhas firmes e frescas
Morria e não sabia: para diminuir a pressão alta, é preciso não só cortar o sal, mas também parar de comer esses alimentos!
Por que as pessoas estão tomando bicarbonato de sódio antes do treino? Saiba se o composto realmente funciona ou se é mais um mito da internet

Temas relacionados