Você já ouviu falar dessa plantinha chamada ora-pro-nóbis? Ela é parte do grupo das PANCs (planta alimentícia não convencional), reconhecida pelos seus benefícios nutricionais e medicinais.
Ela pode ser consumida de diferentes formas, como refogada, em saladas e para compor diversos pratos. Porém, o que poucos conhecem é o mel de ora-pro-nóbis, uma versão menos doce da iguaria que vem das abelhas. Vamos conhecer!
Como é o mel de ora-pro-nóbis?
Nem todas as plantas podem ser usadas para a produção de mel, sendo que as chamadas melíferas são as que têm mais néctar e pólen, sendo ótimas para a produção do mel das abelhas. A ora-pro-nóbis faz parte desse grupo!
Por suas características naturais, e por florescer rapidamente, cerca seis vezes ao ano, a ora-pro-nóbis é ótimo alimento para as abelhas, proporcionando um tipo de mel com características de sabor mais ácidas, ou seja, menos doce ao paladar.
Apesar disso, ainda não existem pesquisas comparativas entre o mel “tradicional” e o obtido por meio da ora-pro-nóbis, já que não é fácil controlar e assegurar que o mel seja inteiramente derivado de uma única florada.
Por isso, todos os tipos de mel apresentam características semelhantes em propriedades nutricionais - e os benefícios da planta reconhecidos, como suas vitaminas, proteínas e ferro, não necessariamente são transferidos para o mel produzido a partir dessa planta.
Apesar disso, o resultado obtido como mel de ora-pro-nóbis inclui os benefícios já reconhecidos de qualquer tipo de mel natural. Vamos entender!
Benefícios do mel
O mel é delicioso, não é? É, também, bastante versátil, podendo ser usado em diversas preparações, como bolos, biscoitos, tortas e até molhos especiais. Porém, as vantagens desse composto não param por aí: esse produto natural também oferece muitos benefícios à saúde!
O mel é considerado um antioxidante natural, que combate a ação dos radicais livres nas células. Além disso, um estudo também mostra que esse alimento tem propriedades antifúngicas e antibacterianas.
Isso acontece porque ele possui enzimas que produzem peróxido de hidrogênio, conferindo-lhe propriedades muito úteis na cicatrização de feridas e queimaduras, por exemplo. E tem mais!
Benefícios nutricionais do mel
- Fonte de energia: é rico em açúcares naturais, como glicose e frutose, que fornecem energia de forma rápida
- Vitaminas e minerais: contém pequenas quantidades de vitaminas (B1, B2, B3, B5, B6) e minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco)
- Ação prebiótica: pode promover o crescimento de bactérias benéficas no intestino, melhorando a saúde digestiva
- Calmante para a garganta: é frequentemente usado para aliviar dores de garganta e tosse. Um dos usos mais comuns é misturar mel com chá ou água morna com limão
- Supressor da tosse: estudos indicam que o mel pode ser eficaz como supressor da tosse
Embora o mel tenha muitos benefícios para a saúde, é importante consumi-lo com moderação devido ao seu alto teor de açúcar. Pessoas com diabetes ou outras condições que requerem controle de açúcar no sangue devem consultar um médico antes de incluir mel em sua dieta.
E a ora-pro-nóbis?
A ora-pro-nóbis é uma boa fonte de proteína vegetal, sendo ótima recomendação para vegetarianos e veganos. Além dos benefícios à saúde, a ora-pro-nóbis é valorizada por sua versatilidade culinária, sendo utilizada em uma variedade de pratos, como sopas, refogados, saladas, massas, pães e sucos.
Assim como o mel, a ora-pro-nóbis também é rica em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres no corpo, contribuindo para a saúde celular, reforçando o sistema imunológico e prevenindo as doenças crônicas.
Ela ainda é reconhecida por benefícios como:
- É anti-inflamatória
- Favorece a saúde cardiovascular
- Ajuda a emagrecer (já que é rica em fibras)
- É rica em vitaminas A, C e do complexo B
Por fim, saiba que a ora-pro-nóbis é uma planta de fácil cultivo e altamente resistente, o que a torna uma excelente opção para a agricultura sustentável. Ela pode ser cultivada em hortas urbanas, jardins comunitários e áreas rurais, contribuindo para a segurança alimentar e a diversificação das fontes de nutrientes.
Receitas com mel: veja 55 delícias doces e salgadas do TudoGostoso
Receitas com ora-pro-nóbis: confira 3 opções deliciosas com essa PANC