• Entrar
  • Cadastrar
Aqui está o ingrediente que você deve sempre adicionar ao seu chá verde para multiplicar seus benefícios!

Um estudo recente revela uma dica muito simples para aumentar em dez vezes os benefícios do chá verde. 

Adicionar algumas gotas de limão no chá verde aumenta a absorção de antioxidantes e potencializa seus benefícios. (créditos: Shutterstock)

O chá verde é uma bebida repleta de propriedades nutricionais. Ele é feito a partir das folhas da planta Camellia sinensis, uma espécie rica em antioxidantes, aminoácidos, vitaminas, cálcio e proteína. Por isso, uma xícara já é o suficiente para oferecer uma série de benefícios à saúde. Mas sabia que existe uma forma de potencializar ainda mais os seus resultados?

Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, adicionar suco de limão ao chá verde pode maximizar suas propriedades saudáveis. Portanto, se você está acostumado a beber a bebida regularmente, vale a pena experimentar essa combinação.

Os benefícios da dupla chá verde e limão

O chá verde é reconhecido há muito tempo pelo seu teor de cafeína e ação antioxidante. Mas, de acordo com os resultados deste estudo, é possível tornar esta bebida ainda mais benéfica. Os pesquisadores sugerem que combinar chá verde com suco de limão vai além de apenas harmonizar sabores. A mistura desses dois ingredientes aumenta cinco vezes a absorção de antioxidantes pelo corpo.

Isso porque as catequinas, antioxidantes presentes no chá verde, são relativamente instáveis ​​no ambiente intestinal e apenas 20% da quantidade absorvida permanece no corpo humano após a digestão. É aí que entra o limão. A vitamina C pura, encontrada na fruta, é capaz de aumentar essa absorção em até 13 vezes. Ao adicionar algumas gotas no seu chá, você poderá maximizar seus benefícios para sua saúde.

Benefícios do chá verde para a saúde

O chá verde é conhecido por ser rico em compostos bioativos, como polifenóis e catequinas. Entre os principais benefícios da bebida, podemos citar:

Antioxidante: O chá verde é rico em antioxidantes, especialmente catequinas, que ajudam a combater os radicais livres no corpo, moléculas instáveis que causam danos celulares e contribuem para o envelhecimento e várias doenças.

Saúde cardiovascular: Estudos sugerem que o consumo regular de chá verde pode estar associado a um menor risco de doenças cardíacas. O consumo da bebida ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL (o "mau" colesterol) e melhorar a saúde das artérias.

Controle do peso: Algumas pesquisas indicam que o chá verde auxilia na perda de peso, aumentando o metabolismo e melhorando a oxidação de gorduras.

Saúde cerebral: A presença de cafeína e aminoácidos no chá verde melhora o estado de alerta e a função cerebral. Além disso, os antioxidantes podem ter efeitos neuroprotetores.

Redução do risco de câncer: Um estudo da Universidade de Harvard que o consumo de chá verde reduz o risco de certos tipos de câncer, como o de mama, de próstata e colorretal.

Melhora na sensibilidade à insulina: O chá verde pode ter um efeito positivo na regulação dos níveis de glicose no sangue e na sensibilidade à insulina, sendo benéfico para pessoas com diabetes tipo 2.

Saúde oral: O chá verde tem propriedades antimicrobianas, ou seja, pode ajudar a reduzir as bactérias na boca, contribuindo para a saúde bucal.

Anti-inflamatório: Os compostos do chá verde podem ter propriedades anti-inflamatórias, o que pode ser benéfico para condições inflamatórias crônicas.

Como consumir chá verde com limão

Para preparar o chá verde, deixe as folhas em infusão por cinco minutos em temperatura alta. Passado esse tempo, adicione suco de limão e consuma logo em seguida ainda quente para não perder os antioxidantes. Como o chá verde tem cafeína, o ideal é tomar a bebida durante o dia. O consumo noturno pode prejudicar o seu sono e te deixar agitado durante a noite.

Também é importante evitar beber o chá verde junto com as refeições, uma vez que ele pode interferir na absorção de ferro e cálcio dos alimentos.

Veja também:

Chá calmante: 3 receitas para diminuir o estresse
Quantas xícaras de chá de camomila devo tomar por dia para reduzir o estresse aumentar a sensação de bem-estar

Temas relacionados