• Entrar
  • Cadastrar
Truque de especialista para amaciar carne bovina usando uma fruta: ela é macia e suculenta
Paula AraripePor  Paula Araripe  | Redatora

Paula é jornalista, escritora e fã de carteirinha das competições de gastronomia da TV. Não consegue viver sem pão de queijo, é adepta das receitas simples e bem-feitas, e adora presentear as pessoas com biscoitos caseiros.

Não importa que corte escolha, seus pratos com carne vão ficar muito mais macios com essa dica

Truque de especialista para amaciar carne bovina usando uma fruta: ela é macia e suculenta

A carne fica muito mais suculenta se usar essa fruta para amaciar (Créditos: Shutterstock)

Muita gente adora comer carne vermelha todos os dias, ainda mais no churrasco do “finde”. Para deixar a carne suculenta não importa o corte, vamos dar um truque de especialista para amaciar o bife, você nunca vai parar de prepará-lo assim. Prepare a grelha, a faca, o espeto e o carvão, pois sempre lhe pedirão para preparar carne assada em qualquer ocasião.

Para esse truque de como amaciar carne você só precisa de uma fruta que já tenha na geladeira (não é a dica com abacaxi!) e também sai bem mais barato do que comprar o amaciante de carne e dá menos trabalho do que usar a força. Confira!

Por que o mamão ajuda a amaciar a carne: quais são suas propriedades

O que faz com que a carne amoleça é a degradação do colágeno em suas fibras. Quando o colágeno se degrada, ele torna-se gelatinoso e é isso que dá à carne a maciez característica tão apreciada. Para isso, podem entrar em ação alguns ingredientes bem caseiros, incluindo frutas como o abacaxi e o mamão. O abacaxi é o mais conhecido, mas o truque que vamos aplicar hoje usa o mamão porque contém uma enzima chamada papaína.

O mamão contém uma enzima conhecida como papaína, que atua quebrando o colágeno. Esta enzima também hidrolisa algumas das outras proteínas da carne, como a miosina, quebrando-a em moléculas menores e contribuindo também para o amaciamento.

A papaína é uma substância conhecida como látex do mamão, e é uma enzima proteolítica composta por 4 enzimas: Quimopapaína A e B, Papaína e Peptidase de mamão A. A papaína pode digerir proteínas da fibra muscular e do tecido conjuntivo encontrados na carne, alcançando melhor qualidade e ao contrário dos produtos químicos amaciantes, este substituto não acumula toxinas e ainda traz parte dos benefícios do mamão.

Por outro lado, o abacaxi possui uma enzima chamada bromelina, que desempenha uma função muito semelhante à da papaína. Porém, o uso do mamão é mais recomendado para amaciar carnes porque não penetra muito na carne e, assim, não afeta muito o seu sabor.

Truque para amaciar carne com mamão

  1. Bata no liquidificador cerca de 1 xícara de mamão, de preferência verde porque ela contém mais papaína. A quantidade exata vai depender do tamanho da carne.
  2. Coloque o corte de carne em uma tigela com o mamão batido.
  3. Deixe marinar por 2 horas na geladeira, pois essas substâncias penetram lentamente.
  4. Antes de cozinhar, retire a carne da marinada cerca de 10 minutos antes. Retire o excesso com um papel toalha. Se tiver possibilidade, lave-os com um pouco de água potável.
  5. Tempere e cozinhe como sempre faz.

Deliciosas guarnições para pratos com carne

  • Salada picante: esta é uma receita muito fácil de fazer, rende bem e é muito económica, ideal para quando tem visitas ou quando tem que fazer uma refeição em família.
  • Batata gratinada com brócolis e bacon: esta receita combina a cremosidade da batata gratinada com o toque crocante e levemente adocicado do brócolis, criando uma explosão de sabores que complementa perfeitamente qualquer prato ou você pode simplesmente saboreá-lo à colher.
  • Batatas ao murro com alecrim: são um excelente acompanhamento para assar carnes, frango ou peixe. Você também pode servi-los como lanche ou aperitivo.
  • Cebola caramelada: uma boa opção para saborear carnes é com cebola como acompanhamento, seja com um chutney de cebola ou uma cebola caramelada
  • Feijão preto: o feijão é fonte de proteínas e fibras e combina perfeitamente com o sabor defumado da carne. Você pode prepará-los com cebola, alho e até um toque de pimenta para dar um sabor extra.
  • Pico de gallo: o primo mexicano do vinagrete é um molho fresco e picante feito com tomate, cebola, coentro, pimenta e suco de limão.


Veja mais:
Como amaciar carne de segunda usando apenas 2 ingredientes
Palavra do churrasqueiro: essa é a melhor forma de salgar a carne do churrasco
Qual a carne mais rica em proteína: frango, bovina ou suína?

Temas relacionados