Não tem nada melhor do que preparar um delicioso churrasco para aproveitar o fim de semana. Porém, como a carne não costuma ser um alimento muito barato, nem sempre a gente pode se dar a esse luxo. Mas existem alguns cortes de carne bovina e frango que são bem mais em conta e ainda são muito saborosos. Por isso, se você quer comer bem sem pagar caro, nós separamos 6 opções de carnes boas e com preços acessíveis diretamente do Instagram @acougueempauta para economizar no churrasco. Confira!
6 dicas de carne baratas para um churrasco delicioso, segundo um açougueiro
Cupim recheado
O cupim é uma carne bovina conhecida por ter gordura entre as fibras musculares. Esse corte é bem macio e versátil, podendo ser preparado tanto na grelha quanto no espeto. Seu preço costuma ser mais acessível comparado a outras carnes de churrasco. O único problema dessa carne é que ela demora um pouco mais para assar, mas ela compensa o tempo de espera no seu sabor e suculência. Para deixar o seu churrasco ainda mais gostoso, a dica é optar pelo cupim recheado.
Costela desossada e recheada
Costela desossada é outra ótima opção de corte para churrasco. Ela é macia, tem um sabor marcante e sua gordura está entremeada nas fibras, o que confere ainda mais suculência ao corte. Assim como o cupim, vale a pena apostar na costela desossada recheada para o churrasco. Para realçar o sabor da carne, uma dica é temperá-la com manjericão, alecrim e páprica. Se preferir um sabor mais adocicado e defumado, o molho barbecue é uma boa escolha.
Coxas e sobrecoxas
Coxas e sobrecoxas são cortes de frango deliciosos vendidos a preços mais em conta. Por isso, para complementar o seu churrasco, invista nesses dois tipos de carne que, além de serem deliciosas, são superversáteis. Para o churrasco do fim de semana, você pode preparar os cortes na grelha e servir acompanhado de um molho especial, como o molho de mostarda ou o molho inglês.
Miolo de acém
O miolo de acém é uma parte da costela bovina conhecida pela sua maciez e suculência. Seu preço também é bem atrativo, o que a torna uma excelente escolha para economizar no churrasco. Além disso, essa carne fica muito saborosa quando preparada na grelha. Uma dica na hora de comprar o miolo de acém é pedir para o açougueiro cortar em mantas, pois esse corte é mais grosso que o bife e tem mais suco[ interno - o que deixa a carne ainda mais gostosa.
Miolo de paleta
O miolo de paleta é uma carne macia, bastante saborosa e com pouca gordura. O corte é perfeito para churrascos no espeto e fica ainda mais gostoso quando temperado com pimenta-do-reino, tomilho, sal grosso ou alecrim. Para amaciar a carne para o churrasco, procure cortá-la no sentido contrário às fibras. Esse truque não apenas facilita a mastigação como favorece a entrada dos temperos. Além disso, ela perde menos suco e, consequentemente, fica mais suculenta.
Contra filé
O contra filé é um dos cortes que mais combina com churrasco. Macio, suculento e muito versátil, ele pode ser encontrado como lombo desossado ou filé curto. Para deixar o contra filé mais gostoso, tempere a carne com sal grosso minutos antes de levar para a grelha, assim ela não fica ressecada. Você também pode apostar na manteiga temperada com alho ou ervas frescas. Assim, o corte pega mais sabor já que os temperos Na hora de pedir a peça, escolha a parte que vem com aquela gordurinha na lateral, pois ela faz toda a diferença no sabor.
Como calcular a quantidade de carne por pessoa
Além de escolher carnes com preços mais acessíveis, também é importante saber qual a quantidade suficiente para servir todo mundo no churrasco. Esse cuidado é importante tanto para não faltar comida, como para evitar excessos. No geral, a média para servir bem é calcular 300 g de carne por pessoa. Claro que essa quantidade pode variar dependendo do perfil dos seus convidados e do tempo que o churrasco vai durar. Se a confraternização durar muitas horas, talvez seja necessário aumentar a contra para 350g por pessoa.
Uma dica para não gastar tonto com carne é caprichar nos acompanhamento para churrasco. Arroz, farofa, vinagrete, maionese, pão de alho, saladas, anéis de cebola, salpicão são algumas opções que costumam agradar a maioria das pessoas. Além de serem deliciosos, os acompanhamentos também dão mais sustância, fazendo com que as pessoas não sintam necessidade de comer tanta carne. Fica a dica!
Veja também:
4 erros comuns na hora de fazer um churrasco
Churrasco: é assim que se faz um coração de frango suculento e saboroso